COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Os benefícios do maracujá ! - Dicas Para Mulheres

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os benefícios do maracujá !


Folhas de Maracujá


Planta medicinal indicada como sedativa, anti-inflamatória, vermífuga, etc 

O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa "alimento dentro da cuia". Existem vários gêneros de maracujá. As flores são características. 

O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical. 

As propriedades químicas características do maracujá são: alcalóides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina. 

Uso Medicinal: 

Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc). 

Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central. 

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises. 

A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha. 

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos. 

A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes. 

O New England Journal of Medicine publicou estudos mostrando que as pessoas cuja dieta era pobre em potássio, foram consideradas três vezes mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentavam com frutas ricas naquele elemento. A pesquisa afirmou também, que uma porção diária de frutas e vegetais frescos pode reduzir em 40% os riscos de derrame cerebral, independente de outros fatores. 

Conhecidas pesquisas da Universidade John Hopkins, EUA, sugerem que o aumento no consumo de potássio pode contribuir para baixar facilmente a pressão sangüínea das pessoas em geral, servindo como alternativa para os remédios ou drogas de hipertensão não muito acentuada. 

Craig C. Frank, da Associação Dietética Americana, e epidemiologista da Universidade Estadual de Louisiana, EUA, reforça o mesmo conceito: "A adição de uma fruta a mais na dieta oferece maior proteção contra a morte causada por derrames cerebrais." 

As folhas do maracujá têm substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos neurolépticos, potentes tranqüilizadores usados no tratamento de doenças mentais graves como a esquizofrenia. Segundo o Dr. J. Roberto Leite, da Escola Paulista de Medicina, substâncias sedativas e tranqüilizantes foram encontradas nos extratos de folhas secadas à sombra. 

Preparação e emprego: 

Uso externo: 

Artritismo e gota: Chá das folhas por decocção, sob a forma de banhos quentes ou sob a forma de cataplasmas. 

Hemorróidas: Uso externo. Folhas trituradas, aplicadas sobre os tumores hemoroidais, ou chá por decocção, sob a forma de clister. 

Uso interno: 

Folhas e raízes: para insônia, excitação nervosa ou irritabilidade. 

Chá por decocção: Uma xícara, uma a três vezes ao dia. 

Para alcoólicos e toxicômanos: Preparar 100g de folhas por infusão, num litro d'água, adoçando com mel. Tomar um copo quatro vezes ao dia. 

O fruto é excelente para fazer suco, pois ainda assim conserva seus princípios ativos. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br

14 comentários:

  1. Olá minha querida amiga Irismar!!!
    Minha amiga, algumas das propriedades do maracujá eu já conhecia, mas outras conheci agora, bela matéria!!!
    Muitos remédios químicos, que sempre acabam causando algum efeito colateral, podem ser substituído pela plantas medicinais, que na sua maioria não tem contra indicação, só precisamos ter um pouco mais de paciência...
    Parabéns pela excelente postagem, adorei saber!!!
    Tenha uma noite com muita luz!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o Maracujá. A princípio eu acreditava no mito de que o Maracujá provocava insônia e por isso o evitava antes de ir ao trabalho. Não sabia das propriedades medicinais da raiz. Post altamente útil.
    Tenha uma abençoada sexta feira
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Amiga,
    Bom dia,
    O maracujá é muito rico na medicina natural,realmente um bom sedativo, pelo menos pra mim funciona perfeitamente , quando estou estressada ou insônia, pra mim funciona como um calmante mesmo, agora algo que achei interessante e que desconhecia que "A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha."..esta eu não sabia...interessantíssimo..

    Abraços e tenha um excelente fim de semana...

    ResponderExcluir
  4. OI Cecilia, sabia de poucos benefícios do macujá , também achei muito interessante sobre ele ter potássio que pode reduzir os riscos de derrames cerebral, muito são os benefícios.

    Amiga obrigada por sua visita

    UM belo dia

    ResponderExcluir
  5. OI LUis também conhecia alguns benefícios do Maracujá, realmente podemos as plantas nao possibilitam benefícios que as vezes por não conhecer não desfrutamos.


    Obrigada por sua visita

    Bom dia

    ResponderExcluir
  6. OI Aparecido nunca tinha ouvido falar que o maracujá provocava insonia, sempre ouvi ao contrário,srsr. Realmente amigo tanto a pola como as folhas tem seus benefícios que possamo aproveitar pois é uma fruta brasileiro é bem verdade que tem horas que o preço esta bem salgado

    Muito obrigada por sua visita

    Um bom dia

    ResponderExcluir
  7. Olá Iris, eu fiquei sabendo atra´ves de minha avó que o maracuja é um ótimo remédio para o diabetes e um tempo depois a TV mostrou exatamente isso, bem, hoje minha mãe que tem pressão alta toma o suco do marajujá com chuchu, que ajuda ela a dormir por isso, não sei se é pela mistura, mas o maracuja neste caso, dá um soninho legal para ela que ultimamente está com insônia, ela toma à noite antes de dormir e só aconra pela manhã. bem vamos aproveitar e muito nossas frutas e verduras, misturadas ou não. Rsrsrsrs.

    Obrigada, beijos!!

    ResponderExcluir
  8. OI Dani, a maioria dos benefícios do maracujá não tinha conhecimento, mais ele é rico em benefícios e como disse realmente vamos aproveitar nunca fiz a mistura para dos maracujá com chuchu para a minha mãe só dava separado.

    Amiga obrigada por sua visita e participação ~!!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  9. Olá Irismar, boa tarde...

    Muito bom, adorei o post!

    Realmente muito interessante que o maracujá seja tão rico assim para medicina natural...

    Um grande abraço...!

    Parabéns pelo post...

    Amiga, desejo a você um ótimo fim de tarde...

    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. OI Tânia é verdade são tantos benefícios num frutinha que possamos aproveitar!!

    Obrigada por sua particpção!

    Um bom FDS

    ResponderExcluir
  11. excelente artigo sobre o maracujá, e falando em saúde quero apresentar-vos, o goji berry, fruto proveniente do tibet, plantado em larga escala, na província d ningxi china, lugar banhado pelo rio amarelo, cujas águas são provenientes das geleiras do himalaia, este fruto recebeu o título de paatrimônio natural chines, usado a milhares de anos na china, neste fruto foram encontrados substâncias antioxidantes com níveis 10 vezes maiores que o açaí, o consumo regular deste fruto, elimina a diabetes e pressão alta, alêm de ser consumido lá na china para se combater diversos tipos de câncer, visite o nosso blog e saiba a relação de vitaminas e minerais, só encontrados neste fruto e em mais nenhum outro, acesse o nosso blog: http://mudasdegoji.blogspot.com.br/2011/05/bagas-de-goji.html

    ResponderExcluir
  12. Olá Sitio nosso mundo que bom receber sua visita e ficar conhecendo esse fruto que nunca tinha ouvido falar, estarei lhe viita, mas conhecer mais um pouco.


    Volte sempre que desejar


    Abraço

    ResponderExcluir
  13. os efeitos da cha da folha domaracujá é mais lento do que os remédios químicos?

    ResponderExcluir
  14. O maracuja pode ser consumido por mulheres gravidas?

    ResponderExcluir