COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO julho 2011 - Dicas Para Mulheres

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Dia Mundial de Combate à Hepatite!

08:39
Dia Mundial de Combate à Hepatite!

Hoje dia 28 é O Dia Mundial de Combate à Hepatite, têm como objetivo a conscientização global em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais. 

Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo têm hepatite B ou hepatite C. Isso representa um a cada 12 habitantes do planeta. Se não for tratada, as hepatites B ou C podem evoluir para doenças graves do fígado, como cirrose e câncer de fígado. A cada ano, mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo morrem por causa da doença 

Desde 2007, o Dia Mundial de Combate à Hepatite era organizado pela World Hepatitis Alliance e em maio de 2010, ele foi endossado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

O que é Hepatite: 

Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas). 

Tipos de Hepatite 

Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. 

Quadro clinico 

A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose. 

Hepatites Virais 

Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil é hoje um país que tem portadores crônicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos do Organização Mundial da Saúde, de nível mediano: 1-3% Quadro clínico (primeiros 3 a 10 dias – pródromo): 

febre,mal-estar,inapetência,mialgia,cefaleia,náuseas,adinamia 

Hepatite A 

É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A, que pode cursar de forma subclínica. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados, e os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico. 

Hepatite B 

Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Pode ser adquirida através de tatuagens, piercings, no dentista e até em sessões de depilação. 

Hepatite C 

Hepatite que pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda não foi comprovado que pode ser contagiosa por relações sexuais. É de grande preocupação para a Saúde Pública. A maioria dos pacientes é assintomática no período agudo da doença, mas podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais. Estima-se que 3 % da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. A hepatite C é perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fígado 


Você sabe se proteger dos diferentes tipos?
Responda as perguntas e descubra como a doença pode ser prevenida e combatida: Faço o teste: Yahoo.minha vida.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Pavê Olho de Sogra!

19:44


Para os amantes de doces como eu, hoje vou postar uma receita de um delicioso pavê e o "Pavê olho de Sogra", essa receita vem lá do blog da minha amiga Edna o  Edna leon na cozinha, espero que apreciem esse delicia.


TEMPO DE PREPARO:
De 30 mim a 1 hora
SERVE:
5 ou mais porções
TIPO DE PRATO:
Sobremesa
RESUMO
Gostoso como o Docinho!

INGREDIENTES

QTDE     MEDIDA              INGREDIENTE

100        GRAMA(S)           Coco ralado
1             XÍCARA(S)            Leite de coco
1             XÍCARA(S)            Leite
1             LATA(S)                leite condensado
2             UNIDADE(S)        gemas
1             COLHER               de sopa   de   Margarina
1             CAIXA                   de Biscoito Champanhe 
4             COLHERES          de sopa de creme de leite
1 LATA                                de Ameixa 
COCO                                   Ralado para polvilhar a gosto

MODO DE PREPARO

JUNTE O COCO RALADO, O LEITE DE COCO, O LEITE, O LEITE CONDENSADO E AS GEMAS.
 LEVE AO FOGO MEXENDO ATÉ DESGRUDAR DO FUNDO DA PANELA.
RETIRE, MISTURE A MARGARINA E DEIXE ESFRIAR.
 RESERVE QUATRO COLHERES (SOPA) DO DOCE DE COCO.
 EM UMA FÔRMA, ALTERNE CAMADAS DE BISCOITO, DOCE DE COCO E AMEIXA PICADA.

LEVE À GELADEIRA POR UMA HORA.

 AO SERVIR  MISTURE O CREME DE LEITE NO DOCE DE COCO RESERVADO E DISTRIBUA SOBRE O PAVÊ E POLVILHE COM O COCO RALADO E LEVE À GELADEIRA ATÉ O MOMENTO DE SERVIR

Essa receita faz parte do Edna leon na cozinha

Fonte: Edna Leon na cozinha http://ednaleonnacozinha.blogspot.com/

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Campanha Um Minuto Pela Família!

Olá amigos do Dicas para Mulheres estamos fazendo parte da campanha " Um minuto pela família" uma ideia que nasceu no coração da nossa amiga Daiane do Restaurando Minha Família que tem como objetivo tirarmos um tempo para orarmos pelas nossas famílias. Esta Campanha terá a duração de 21 dias.
Quero lhe convidar a passar no blog dessa abençoada jovem e ver esse projeto, veja mais no Restaurando Minha Família!


Sobre o Autor:
Irimsar Santos Irismar Santos é autora do Dicas para Mulheres, pastora, reside em Fortaleza- Ce, é casada e mãe de um filho. Esse blog foi feito com a finalidade de dar dicas para as mulheres em todas as áreas da vida. . Seja bem-vindos e Voltem sempre que desejar!.

domingo, 17 de julho de 2011

Cuide com carinho do seu animal de estimação!!

07:00
Cuidados com animais de estimação!!
Muitas pessoas gostam de ter em casa animais de estimação, mas quem tem precisa entender que não bastar ter um animal é preciso cuidar.




E faz parte desse cuidado mantê-lo saudáveis e a melhor forma de manter os animais de estimação saudáveis é satisfazer suas necessidades de bem-estar.

O seu animal de estimação será feliz e saudável quando estiver:

Livre de fome e sede
Livre de desconforto
Livre de dor, ferimento e doença
Livre de medo e angústia
Livre para expressar seu comportamento natural.


Fonte: Guia do Usuário do Plasa
Posatado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os benefícios da isoflavonas para as Mulheres!

21:13
Os benefícios da isoflavonas
Photo by Scott Bauer.

A soja é uma das principais fontes de isoflavonas.


Olá amigas hoje quero falar sobre a Isoflavona de soja é um complemento para a  nossa saúde, já comecei a tomar as capsula como prevenção, leia esse artigo e descubra os seus benefícios principalmente para nos mulheres.

Isoflavonas são compostos orgânicos naturais (metabólitos secundários) de origem vegetal pouco distribuídos na natureza, presentes principalmente na família Fabaceae, sendo abundantes na soja (Glycine max Merr.) e em seus derivados[1]. Estes compostos apresentam efeito estrogênico por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. Estruturalmente podem ser consideradas como derivadas da 3-fenilcromana. 

As isoflavonas, substâncias presentes na soja, pertencem à família dos polifenóis, os quais possuem importantes atividades biológicas tais como: atividade antioxidante, como é o caso dos isoflavonóides, que apresentam estrutura semelhante ao estrógeno humano e sintético, atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividade anticancerígena. 




A concentração de isoflavonas na soja e seus derivados pode variar muito, pois depende da variedade do grão, solo, clima, local onde foi cultivada e principalmente o tipo de processamento utilizado no preparo do alimento . 

Absorção e Metabolismo: As isoflavonas quando consumidas, são hidrolisadas no intestino delgado por beta-glicosidases intestinais, as quais liberam as agliconas biologicamente ativas. Estas são absorvidas ou fermentadas pela microflora intestinal, dando origem a seus metabólitos (daidzeína, genisteína e gliciteína). As isoflavonas absorvidas são então transportadas para o fígado, onde são removidas da circulação sanguínea, retornando ao intestino pela via biliar, podendo ser excretada pelas fezes. Porém, uma porcentagem consegue escapar e entrar na circulação periférica, alcançando os tecidos, sendo eliminadas pelos rins, de maneira similar aos estrógenos endógenos . 



Mecanismo de Ação: As isoflavonas da soja podem agir de três formas: 
Ligam-se aos receptores de estrógeno, exercendo ação estrogênica ou antiestrogênica, dependendo do nível de hormônios sexuais. Estudos mostram que este efeito estrogênico apesar de fraco, pode exercer efeito agonístico e antagonístico sobre os estrogênios endógenos, porque competem pelos mesmos receptores. As isoflavonas têm portanto, efeito benéfico durante toda a vida reprodutiva da mulher e durante o climatério. 

· A atuação de fitoesteróis genisteína e daidzeína, sobre os receptores ß-estrogênicos presentes no fígado, têm como conseqüência uma melhora do perfil lipídico, justificada por um incremento do número de receptores hepáticos de colesterol LDL, o que favorece o catabolismo de colesterol. 

· Inibem a atividade de enzimas como a tiroxina proteína quinase, responsável pela indução tumoral promovida pela fosforilação dos oncogenes ente outras que controlam o crescimento e a regulação celular; e também aumentam a concentração do fator  de crescimento tumoral (TGF ), que atua na inibição do crescimento de células cancerosas.




Inibem a produção de oxigênio reativo, que está envolvido na formação de radicais livres, mostrando o efeito antioxidante das isoflavonas. Estudos mostram que como antioxidantes, têm a capacidade de neutralizar ou tornar mais lenta a taxa de oxidação do LDL – colesterol (33). A genisteína inibe também a agregação plaquetária e a migração e proliferação de células da musculatura lisa . 

Muitos estudos apontam para conclusões que têm sido unânimes: as isoflavonas diminuem os níveis de colesterol total, diminuem a fração LDL a aumentam a fração HDL no sangue. São os efeitos esperados de uma droga ou nutriente para o tratamento das dislipidemias, especialmente nos indivíduos com história familiar.


Menopausa:  Os sintomas característicos da menopausa incluem ondas de calor, insônia, transpiração forte, dor de cabeça, mudança de humor, nervosismo, irritabilidade, depressão e dor vaginal, entre outros. Somente um terço das mulheres asiáticas apresentam este quadro devido ao alto consumo de produtos de soja . Pesquisadores da Califórnia acabam de publicar um trabalho, no qual mostraram que a ingestão de 25 g de soja por dia, contendo 107 mg de isoflavonas tem resultados benéficos sobre o tônus vasomotor, independentes de ações antioxidantes e de diminuição de lípides plasmáticos. O estudo foi realizado com 28 mulheres pós-menopausadas saudáveis com índice de massa corpórea (IMC) < 30 e que não usaram terapia de reposição hormonal nos últimos seis meses. Os autores puderam concluir que o suplemento fornecido auxiliou na manutenção de reatividade vascular em mulheres após a menopausa. 

Estudos mostram que a ingestão diária de 45 mg de isoflavonas modifica as características do ciclo menstrual, prolongando sua duração. Os estudos lembram que os ciclos longos estão relacionados a um baixo risco para câncer de mama e esse efeito não ocorre quando se ingere alimento a base de soja sem isoflavonas . Brzezinski e cols, realizaram um estudo com 145 mulheres pós-menopausadas, recebendo dieta rica em fitoestrógenos (mais de 60mg isoflavonas/dia), mostrando redução dos sintomas da menopausa em 50%, dos fogachos em 54% e da secura vaginal em 60%. 

Em outros dois estudos com mulheres na menopausa, os resultados foram positivos havendo alívio dos sintomas vasomotores, diminuição da incidência e severidade das ondas de calor .Na Espanha um estudo multicêntrico, com 190 mulheres menopausadas, também observou uma diminuição significativa dos sintomas, principalmente em relação as ondas de calor (59). 

Osteoporose: Osteoporose vem do latim e significa “osso poroso”. É uma doença esquelética sistêmica caracterizada pela redução de massa óssea e deterioração do tecido ósseo, levando à sua conseqüente fragilidade e maior susceptibilidade a fraturas . 

É uma doença de caráter multifatorial: hereditariedade, atividade física, estado hormonal, tabagismo, uso de medicamentos, consumo de álccol e fatores nutricionais são determinantes para o seu desenvolvimento. 

A doença atinge principalmente as mulheres devido à cessação da função ovariana e perda de efeito protetor do estrogênio . Cerca de 30% das mulheres e 16% dos homens acima de 50 anos apresentam fraturas osteoporóticas (62,63). A perda de massa óssea esperada durante a menopausa é de 15% (64). 

Alguns estudos experimentais sugerem que a isoflavona pode contribuir para a saúde óssea devido à sua semelhança química com a ipriflavona, substância que mostrou aumentar a massa óssea em mulheres na menopausa. 





Câncer: Estudos “in vitro” demonstram que a genisteína inibe o crescimento de uma ampla variedade de células neoplásicas, incluindo células de mama, células de cólon e células da pele, além de inibir a atividade metastática de células de câncer de próstata (11). 

Algumas isoflavonas, com genisteína (forma aglicona) têm grande poder de controle de células cancerosas. Genisteína também inibiu o crescimento de células tumorais da próstata humana quando comparada à sua forma glicolisada (71). 

Diabetes: A soja também tem demonstrado exercer papel protetor no controle das alterações metabólicas do diabetes. A fibra alimentar dos grãos da soja tem reduzido os níveis plasmáticos de glicose em indivíduos diabéticos tipo II (44,72,73). 



Além da eficácia da fibra da soja na manutenção dos níveis plasmáticos de glicose em diabéticos, a adição dessa fibra parece diminuir o aumento das taxas de glucagon pós-prandial e polipeptídeos pancreáticos, enquanto aumenta os níveis de somatostatina (44). 

As proteínas da soja ao atingirem os rins aumentam a formação de óxido nítrico nas células endoteliais da arteríola eferente, ocorrendo vaso-dilatação local, com queda na pressão intra-glomerular e menor lesão das estruturas de filtração. 

(Fonte da pesquisa wikipedia.org/wiki/Isoflavona)


Até  a proxima dica

****


segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gelo fácial de chá verde!

21:13

Gelo fácil de chá verde!

Hoje quero partilhar mais uma super dica da MichellePhan, vejam seu canal no You Tube. 

Gelos faciais são muito populares na Ásia. Atrizes coreanas usam a fricção dos cubos de gelo em seu rosto para atingir um lindo brilho radiante. Eu pensei que se você vai esfregar gelo em seu rosto, por que não torná-lo melhor através da adição de chá verde e vitamina E? Isto ajudará a reduzir o inchaço facial que geralmente se tem pela manhã e ajudar a contrair os poros grandes sem o uso de tones químico. 

Normalmente na parte da manhã ou sempre que você acorda por ter dormido na horizontal. Seu líquido intersticial, ou fluidos corporais fica redistribuído, principalmente através do sistema linfático. É por isso que seu rosto tende a inchar na parte da manhã. Usando este gelo facial não só irá reduzir o inchaço facial, mas vai ajudar a contrair os poros grandes, especialmente depois de um banho quente, onde ele abre os poros. Lembre-se que é apenas temporária, mas eu notei minha pele mais brilhante procurando depois de usar esse gelo facial.

Vejam o vídeo com a super dica: 


Fonte da imagem: http://www.google.com.br/
Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Confiança em Deus um Remédio Natural!!

18:49
QUEM CONFIA NO Senhor é firme como o Monte Sião! Nada é capaz de derrubar essas pessoas.. Salmo 125:1

Remédios Naturais - Confiança



Nós agora possuímos mais conforto e conveniências do que nunca, contudo muitos se sentem cada vez menos satisfeitos. Na atual vida de agitação as pessoas freqüentemente se sentem tão sob pressão e estresse, tão cheias de dor, desapontamentos e desesperança que estão dispostas a arriscar sua saúde e mesmo suas vidas em quase qualquer coisa que prometa alívio. 

Estresse emocional pode causar doença física. Desânimo, amargura e raiva deixam seu corpo exausto e enfraquece o sistema imune. Deus tem prometido levantar estes fardos se os levarmos a Ele. “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá” Salmo 55:22. 

Emoções positivas tais como o amor, alegria, fé e confiança produzem substâncias protetoras que fortalecem o sistema imunológico e nos protegem. Paz mental pode ter uma influência vitalizante e revigorante. “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” Provérbios 17:22. 

Mesmo muitos que são saudáveis carregam dentro de si um profundo desejo de alguma coisa mais. Na raiz de nosso ser existe a necessidade para um grande propósito e significado na vida. Um estilo de vida excelente inclui não somente saúde e boa aptidão, mas também crescimento espiritual. 

O cérebro é o mestre que controla nossos corpos. Quando nossos cérebros não estiverem entorpecidos pelo álcool, tabaco, drogas, falta de sono ou comer demais, quando praticarmos exercícios físicos e tomarmos ar fresco e luz solar, estaremos aptos para pensar claramente. Estaremos aptos para tomar importantes decisões e fazer escolhas que permitirão o SENHOR falar-nos. 

Confiar em Deus supre uma peça que está faltando em nossa vida. Trás satisfação e esperança para o futuro. Confiar em Deus abre as portas para Suas miraculosas intervenções. Muitas pessoas acham até que um relacionamento com Deus é a chave para o sucesso em alcançar um estilo de vida saudável. 

Para confiar nEle precisamos conhecê-Lo. Invista algum tempo com Deus, melhore seu relacionamento com Ele. Reserve um tempo para meditação, fora do burburinho e das obrigações diárias. Explore o profundo lado da vida. Separe um tempo para analisar e pensar sobre que coisas são mais importantes para você. 

Use algum tempo para ler a Bíblia. Ela é a especial carta de Deus para os seres humanos. A Bíblia é reconhecida como fortalecedora de nossa mente e pode nos dar nova esperança e direção. 

Um relacionamento real com o Deus verdadeiro, nosso Criador, nunca é opcional, mas sim a verdadeira raiz da saúde. 


Fonte da Imagem:http://www.google.com.br
Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ai que Chulé!!

16:42
Chulé!

O mau cheiro do chulé é algo desagradável tanto para o dono como para quem esta perto não é verdade? Então para não ficarmos sujeitos a esse inimigo, hoje vou falar sobre as suas causas e o que se pode fazer para tratar com dica simples e barata 

Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene. 

Causa: 

Qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, está suscetível a ter chulé. Os adolescentes, porém, sofrem mais com o chulé. Os hormônios aumentam a transpiração nos pés. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertiroidismo, diabetes e obesidade. Em alguns casos, o chulé acompanha problemas como micoses, alergias e eczema. 

Mas, de fato, estas podem ser só as conseqüências de causas mais profundas e ao mesmo tempo até bem simples de controlar, como por exemplo, o consumo excessivo de carnes vermelhas, pois tendo estas grandes quantidades de toxinas: Fonte: Wikipedia.


TRATAMENTOS NATURAIS 

• Lavar os pés com freqüência. Mantê-los limpos. Esfregar suavemente com uma escova macia, inclusive entre os dedos. Seque-os bem quando terminar. 

• Coloque palmilha em seus sapatos para ajudar a mantê-los secos. 

• Cuidado com o desodorante que você usa, pois muitos contêm alumínio (uma causa de doença de Alzheimer). 


• Alterar suas meias freqüentemente, várias vezes por dia, se necessário. Esta é uma das melhores coisas que você pode fazer. 

• Alguns encontram ajuda em usar dois pares de meias de uma vez. Isto aumenta a eliminação do suor. 

• Compre calçado que tenha um respiro. Isto reduz o suor. Evite sapatos de borracha, que fazem com que seus pés cheirem a pneus de borracha no fim do dia, o que ainda não é o odor natural de seus pés! Mesmo sapatos caros de borracha podem fazer isso. 

• Mergulhe os pés (15 minutos, duas vezes por semana) em 1/2 xícara de vinagre adicionado em 1 litro de água. 

• Impregna os pés em água quente e fria alternadas, em bacias ou baldes (escalda pés), ajuda. Mas, se você for diabético ou tiver problemas de circulação sanguínea, é melhor evitar esse tratamento. 

• Evite o estresse, pois aumenta a transpiração e multiplica a ação bacteriana. 

• Evite alimentos picantes, pois seu odor poderá ser encontrado em seus pés depois. 


INCENTIVO 

O Senhor vai ajudar cada um de nós que precisamos de ajuda a mais na conquista e superação de si mesmo.  Fonte: http://www.portalnatural.com.br/

Fonte da imagem:http://www.google.com.br
Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Caminhar ou correr qual é o melhor para a saúde?

17:46

Correr ou caminhar?


Ambos são saudáveis e recomendáveis, mas qual é o melhor para a saúde? 

Caminhar ou correr ao ar livre pode ser uma maneira simples, prazeirosa e sem nenhum custo, de se manter a forma. Porém existem muitas questões a respeito da forma de praticar e o que é melhor, andar ou correr. Ambas as atividades proporcionam melhora do condicionamento cardiorespiratório e fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, favorecendo a perda de gordura, porém o que seria melhor com relação aos riscos e contra indicações? Vejamos: 

Caminhar 

Ideal para iniciantes, gestantes e idosos por não ter contra-indicações e o risco de lesões articulares ser praticamente inexistente. 

Devemos, no entanto, começar devagar e gradualmente aumentar o ritmo e a duração. Por exemplo, pode-se começar exercitando-se três vezes por semana durante 20 minutos cada dia e então ir aumentando o tempo de acordo com o desempenho até pelo menos 40 minutos e não excedendo 1 hora, para que possa usufruir dos benefícios fisiológicos e também a sensação de bem estar. 

Quanto ao ritmo, é individual, porém, se caminhar muito devagar pode não observar retorno pois a perda calórica é determinada pela intensidade(dificuldade) do exercício. 

Correr 

É excelente para perda de peso. Observa-se uma relativa melhora na capacidade aeróbica além da queima calórica ser mais eficaz. 

Pode-se iniciar o programa da mesma forma que a caminhada, porém um alerta: se a pessoa estiver acima do peso ou obeso ou possui lesões articulares que possam piorar com o impacto, não é aconselhável a prática da corrida. 

Escolha das roupas e Tênis; 
É preciso também escolher o tênis adequado para amortecer o impacto das passadas e usar roupas leves que absorvam o suor. Quando ao solo, prefira grama, terra ou areia batida e procure evitar paralelepípedos, asfaltos e terrenos irregulares. Ou então, rpefira a esteira rolante que tem um sistema de amortecimento próprio.

Em geral, é importante que se faça antes de iniciar a prática destas atividades, uma avaliação com um médico, principalmente se tiver mais de trinta anos e dois fatores de risco para doença coronariana (ex: tabagista, história familiar, hipertensão, colesterol alto, etc).

Do mesmo modo, é importante que se faça um bom aquecimento, alongando os músculos à serem usados. Comece em um ritmo mais fraco e vá aumentando gradativamente até estabelecer o ritmo desejado, assim como um esfriamento(volta à calma) também é essencial para o retorno do organismo aos padrões basais(repouso). Por exemplo, caminhar mais devagar durante 3 a 5 minutos após a corrida ou caminhar e finalizar com alongamento. 
Monitore a freqüência cardíaca(FC) para verificar a intensidade(nem tão extenuante ou muito fraca). O ideal da FC de exercício seria 70% da FC máxima estabelecida no exame cardiológico ou utilize a fórmula: 

220 - IDADE = FC Máxima FC Máxima x 70% = FC de Exercício 

Ex.: Indivíduo com 50 anos 220 - 50 = 170 (FC Máx) 170 x 70% = 119 bpm 

Escrito por PortalNatura 

E ai você já faz caminhada se não comece o mais rápido possível!!

Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com