COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO setembro 2011 - Dicas Para Mulheres

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia mundial do coração!

07:54
DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Hoje é comemorado O Dia Mundial do Coração, essa data serve para conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter. Ontem 29 de setembro a Organização Mundial da Saúde – OMS já divulgou dados graves sobre a principal causa de morte no mundo inteiro: as doenças cardiovasculares. 

As doenças cardiovasculares são a causa número um de morte no mundo 

Estima-se que 17,3 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares (DCVs), como doença cardíaca e acidente vascular cerebral em 2008, representando 30% de todas as mortes globais. Dia Mundial do Coração, hoje, oferece uma oportunidade para fazer um balanço da situação e diminuir o impacto das doenças cardiovasculares através de uma dieta saudável, atividade física regular e evitar o fumo do tabaco. 

Quais são os fatores de risco para doença cardiovascular? 

O mais importante fatores de risco comportamentais de doença cardíaca e acidente vascular cerebral são alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso nocivo do álcool. Fatores de risco comportamentais são responsáveis ​​por cerca de 80% da doença coronária e doença cerebrovascular. 

Os efeitos da dieta não saudável e a inatividade física podem aparecer em indivíduos como pressão arterial elevada, glicose no sangue elevados, lipídios arterial elevada e excesso de peso e obesidade, que são chamados "fatores de risco intermediário" ou fatores de risco metabólicos. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os benefícios do maracujá !


Folhas de Maracujá


Planta medicinal indicada como sedativa, anti-inflamatória, vermífuga, etc 

O maracujá é uma trepadeira que cresce geralmente ao pé das grandes árvores. Possui folhas grandes, flores coloridas, cálice verde por fora, branco e lilás por dentro. São muito vistosas. O fruto é amarelo. A palavra maracujá vem do idioma tupi, que significa "alimento dentro da cuia". Existem vários gêneros de maracujá. As flores são características. 

O maracujá é nativo do Brasil, mas hoje pode ser encontrado em partes da Europa, Estados Unidos e em outros países de clima tropical. 

As propriedades químicas características do maracujá são: alcalóides, sais minerais, vitaminas, A, B1, B2, C, entre outros, além de grande quantidade de potássio, saponina e pectina. 

Uso Medicinal: 

Dentre as propriedades terapêuticas destacam-se: sedativa, emenogoga, antiinflamatória, depurativa, vermífuga, antiespasmódica, analgésica, antidisentérica, ansiolítica, antialcoólico, (antidrogas heroína, maconha, etc). 

Entre as indicações constam: irritabilidade, insônia, perturbação da menopausa, hipertensão arterial, excitação nervosa, estresse, hemorróidas e desequilíbrio do sistema nervoso central. 

Nos eventos epiléticos, o uso regular da infusão das folhas diminui a intensidade e a freqüência das crises. 

A ação sedativa do maracujá faz com que alcoólicos e drogados suportem melhor o desejo de usar as drogas e ajuda a superar a ansiedade que os acompanha. 

Existem, mais ou menos, 160 espécies diferentes de maracujá, sendo que apenas 60 produzem frutos. 

A vitamina C estimula o sistema imunológico melhorando as defesas naturais do organismo, contra os invasores externos. A polpa é rica em betacaroteno e possui grande quantidade de potássio, que pode reduzir os riscos de derrames cerebrais, segundo relatam pesquisas recentes. 

O New England Journal of Medicine publicou estudos mostrando que as pessoas cuja dieta era pobre em potássio, foram consideradas três vezes mais sujeitas ao risco de morte após derrame cerebral, quando comparadas com as que se alimentavam com frutas ricas naquele elemento. A pesquisa afirmou também, que uma porção diária de frutas e vegetais frescos pode reduzir em 40% os riscos de derrame cerebral, independente de outros fatores. 

Conhecidas pesquisas da Universidade John Hopkins, EUA, sugerem que o aumento no consumo de potássio pode contribuir para baixar facilmente a pressão sangüínea das pessoas em geral, servindo como alternativa para os remédios ou drogas de hipertensão não muito acentuada. 

Craig C. Frank, da Associação Dietética Americana, e epidemiologista da Universidade Estadual de Louisiana, EUA, reforça o mesmo conceito: "A adição de uma fruta a mais na dieta oferece maior proteção contra a morte causada por derrames cerebrais." 

As folhas do maracujá têm substâncias capazes de atuar como depressoras do sistema nervoso central. Esses elementos possuem ação semelhante aos neurolépticos, potentes tranqüilizadores usados no tratamento de doenças mentais graves como a esquizofrenia. Segundo o Dr. J. Roberto Leite, da Escola Paulista de Medicina, substâncias sedativas e tranqüilizantes foram encontradas nos extratos de folhas secadas à sombra. 

Preparação e emprego: 

Uso externo: 

Artritismo e gota: Chá das folhas por decocção, sob a forma de banhos quentes ou sob a forma de cataplasmas. 

Hemorróidas: Uso externo. Folhas trituradas, aplicadas sobre os tumores hemoroidais, ou chá por decocção, sob a forma de clister. 

Uso interno: 

Folhas e raízes: para insônia, excitação nervosa ou irritabilidade. 

Chá por decocção: Uma xícara, uma a três vezes ao dia. 

Para alcoólicos e toxicômanos: Preparar 100g de folhas por infusão, num litro d'água, adoçando com mel. Tomar um copo quatro vezes ao dia. 

O fruto é excelente para fazer suco, pois ainda assim conserva seus princípios ativos. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br

domingo, 25 de setembro de 2011

Hospede bem quando receber alguém !

08:56


Como hospedar 

Por Irismar Oliveira
Todos nós já passamos pela experiência de hospedar alguém em casa não é verdade? Mas você sabia que nessa questão temos alguns pontos a considerar 

1) Nem todo mundo gosta de hospedar 

2) Muitos não sabem hospedar 

E gente nada pior que se hospedar numa cassa e não ser bem tratado não é verdade? 

Quero dizer para os que não gostam de hospedar e como isso não trata bem suas visitas a pensar o seguinte: Como gostaria de ser trato caso ficasse na casa de alguém? Esse é um belo principio para hospedar.  Para os que não sabem sempre é possível aprendermos seja observando ou buscando informações. 

Então independente da sua situação, quero deixar algumas dicas que as considero importantes na hora de receber alguém.


Para hospedar: 

Se possível se programe dias antes para receber, se não for possível tipo ligou pela manha e já chega a tarde não se desespere lembre-se TUDO tem solução e que isso vai passar. 


Local: Prepare um canto para o hospede, o ideal é um quarto só para ele, se tiver criança pequena que tenha um quarto, nesses dias você pode colocar elas com você e ceder o quarto para a visita, mas se não tem um quarto de hóspede você pode colocar um sofá-cama ou uma rede, aqui no Ceará usamos muito, você pode colocar na sala ou no escritório . 

Itens importantes: Que não pode falta: Cama, rede, ou sofá-cama, travesseiros sempre limpos e se possível coloque em cima da cama ou ao lado: lençol, toalha e sabonete, independente da pessoa trazer ou não, sempre faça isso, além de elegante você está oferecendo o seu melhor e isso evitar da pessoa depois esta te pedindo para arranjar para elas. Deixe a disposição dela cabide para colocar as roupas e uma base para que ela coloque suas coisas pessoais em cima. Se o local é muito quente deixe um ventilador no quarto . 

Avisos: Oriente como funciona a parte da lavagem de roupas, se ela precisar de sabão onde encontrar e onde estender as roupas, se for peças maiores você pode se oferecer para lavar. Mostre onde fica o banheiro, diga que se precisar de alguma coisa da geladeira pode pegar, e se ele quebrar alguma coisa não deixe isso lhe irritar e começar a gritar dentro de casa. Avise sobre os horários das refeições e sempre que tiver prontas convide-o a sentar ma mesa. Procure saber se a visita janta, pois algumas pessoas não fazem lanches à noite, elas jantam normalmente. Procure fazer um lanche à tarde, mesmo que você tenha esse habito, há pessoas quem fazem e como você esta recebendo procure deixar um ambiente agradável e não de miséria. 

Atitudes: Evite brigas na frente dos hospedes, evite mesquinhez como regular a comida a pessoa perceber isso. Evite cara feia como uma demonstração que não esta gostando nem um pouco dela esta ali, lembre-se trate como gostaria de ser tratado e que vai passar e quando ela for que leve a melhor impressão possível da sua hospedagem. 

Observação: Nem todo mundo é igual então não exija que o seu hospede seja como você, durante a hospedagem pode ocorrer alguns aborrecimentos com o mesmo, mas procure não deixar eles te aborrecer. Se você não tiver empregada nesses dias pode procurar contratar alguém par te ajudar para você não ter que fazer tudo sozinha. Se procurar fazer essas dicas básicas com toda certeza você estará evitando alguns aborrecimentos e assim dando o seu melhor

Você pode até não ter um quarto para a sua visita ou uma casa luxuosa ou oferecer comidas especiais, mas uma coisa é certa se você fizer o seu melhor com amor essa é a melhor hospedagem que alguém deseja. 


Fonte: Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com/
Fonte da imagem: http://www.google.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Com que frequência devemos trocar as roupas de cama, mesa banho?


OI Amigo(a) Hoje quero falar sobre com que frequência devemos trocar  as roupas de cama,mesa e banho, aqui vão algumas dicas:

Roupas de Banho: Algumas pessoas trocam uma vez por semana, eu particularmente acho mais higiênico fazer a troca a cada dois ou três dias no máximo, no caso do roupão pode ser duas vez por semana.  Não esquecer que é importante sempre que usar a toalha colocar no varal para secar em um local arejado e se possível com sol, não deixe dentro do banheiro. 


No caso das tolhas de banho a frequência pode depender de alguns fatores como no caso das pessoas que transpiram muito , outras que tem o suor muito forte e o odor fica nas toalhas, pessoas que moram nas regiões mais quente e ai a necessidade de fazer a troca com mais frequência. 


Roupa de Mesa: As Tolha da mesa pode ser uma vez por semana caso seja poucas pessoas na casa e não suje muito, já na casa que tem muitas pessoas o ideal é a cada dois dias ou quando sujar muito trocar no mesmo dia. 

Pano de prato: Fazer a troca todos os dias e lavar também 

Roupas de Cama: A troca se dar uma vez por semana, mas nesse caso também é preciso ver alguns fatores como falei no caso das toalhas, existem pessoas que transpira muito, outra que tem o suor muito forte e o odor fica nas peças da cama, clima muito quente, também tem o caso de pessoas que deixam seus animais terem acesso a cama e ai a necessidade de fazer uma troca com mais frequência. 

Fonte: Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com/
Fonte das imagens: http://www.google.com.br

Sobre o Autor:
Irimsar Santos Irismar Oliveira é autora do Dicas para Mulheres, reside em Fortaleza-  Esse blog foi feito com a finalidade de dar dicas para as mulheres em todas as áreas da vida. . Seja bem-vindos e Voltem sempre que desejar!.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Remova as machas de óleo e azeite das roupas!


Tirar macha de óleo e azeite da roupa 


Ola amigos (a) a dica de hoje aprendi num programa de Tv, gostei muito, pois ainda  não conhecia essa dica de como tirar as manchas de óleo das roupas. Quem não passou por esse problema de manchar as roupas com óleo e depois perdeu a peça. 

Material: 

Você vai precisar de um pano, talco, escova, água morna e sabão em pó. 

Passos 

Pegue a peça manchada de óleo e ponha sobre uma superfície plana, ponha o pedaço de pano por dentro da blusa embaixo da mancha, depois coloque o talco sobre a mancha e deixe por duas horas, depois que passa as duas horas, pegue a escova e esfregue sobre o talco removendo ai é só lavar em água morna e sabão ( esfregue) 


Fonte das imagens: http://www.google.com.br/

sábado, 17 de setembro de 2011

Diabetes e suas complicações.

07:00

Diabetes e suas complicações 

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. 


Complicação: 

Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 

Diabetes é uma doença bastante comum no mundo. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025. 

Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador. 

Como diagnosticar o Diabetes? 

Faça o enxame de glicemia para verificar a dosagem de açúcar no sangue 


Cuidados que devem ser tomados para que o diabetes não ocorra : 

Evite o excesso de peso 

Pratique exercícios 

Procure ter uma alimentação saudável 

Controle a pressão arterial 

Evite o fumo e o álcool 

Cuide bem do corpo principalmente dos pés 

Faça exames regulamente 

Coma com moderação: Carnes, ovos e laticínios devem ser consumidos com moderação, pois possuem proteínas que, em excesso, também alteram a glicemia e sobrecarregam os rins, além de possuírem muita gorduras saturadas e colesterol ruim. 

Fonte http://pt.wikipedia.org e Guia do usuário plasa
Fonte da imagem: http://www.google.com.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Aproveite o pó do café usado.


O que fazer com o pó de café usado?

Atire a primeira pedra quem nunca fez esta mesma pergunta. O café fica pronto, todo mundo está feliz, mas o que fazer com o que restou da bebida? Eu mesma confesso nunca ter pensado em outros usos para a borra do café, mas agora tentarei me redimir neste post. A palavra de ordem é reaproveitamento. Se analisarmos com cuidado, podemos listar no mínimo cinco usos variados para o pó de café já utilizado. Vasculhando a internet, encontrei dicas bem interessantes na Revista Cafeicultura
1 – Você pode utilizar para lavar galheteiros, vidros de azeite, para lavar e clarear pias brancas e o chão da cozinha. Basta misturá-lo com sabão de sua preferência e esfregar com a ajuda de uma bucha. Enxague et voilá! Fica limpinho! 

2 – Depois da faxina, esfregue um pouco do pó de café usado em suas mãos para deixá-las claras e macias. 

3 – Muito bom para desentupir a pia (desde que o entupimento não seja muito severo). Adicione um pouco de água no pó de café e jogue na pia ou no encanamento obstruído. Depois é preciso deixar este “desentupidor natural” agir durante toda a noite e na manhã seguinte eliminá-lo, deixando correr água bem quente pelos canos. 

4 – Coloque um pouquinho do pó de café usado caminho das formigas dentro de seu armário para espantá-las (mas não vale coar o café com açúcar na água… daí é pedir para ser anfitriã das danadinhas). 

5 – Também é recomendado como bom adubo em vasos de flores e plantas.
O pó de café, colocado num copinho dentro da geladeira, ajuda a eliminar os maus cheiros. 

Agora que você já conhece algumas maneiras alternativas de aproveitar o café, mãos à obra! Lembre-se que a mudança por um planeta melhor está nas coisas simples da vida. 

Fonte do artigo e da imagem: http://www.mexidodeideias.com.br/

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Receita de sobremesa com café (Bonet Tropical)

19:34
Receita de sobremesa com café (Bonet Tropical)

OI amigos(a) a receita de hoje vem lá do Mexido de ideias e é um doce do norte da Itália. 

 por Stela Morato

O Bonet é um doce clássico da Região do Piemonte, no norte da Itália. O nome, vindo do dialeto local, significa espécie de chapéu, ou seja, boné para os brasileiros. É um doce caseiro como nosso pudim de leite condensado com uma pequena alteração. Enquanto a receita original que leva biscoitos de amareto e avelãs picadas, introduzi a castanha do Pará e o café, que harmonizam lindamente. Gostei!

Em forminhas individuais, fica bem classudo como sobremesa. No entanto, a boa e velha forma de furo no meio é imbatível para comer de joelhos a colheradas na porta da geladeira nas madrugadas insones.

Receita de sobremesa com café (Bonet Tropical)
Tempo de preparo: 1 ½ (se usar forminhas individuais) 3 se usar forma grande de furo no meio
Rendimento: 6 a 8 pessoas

Ingredientes
• 500 ml de leite integral
• 4 ovos inteiros
• 200 gr de açúcar
• 100 gr de castanha do Pará picadas
• 2 colheres (sopa) de cacau em pó
• 2 colheres (sopa )de café solúvel 3corações
• ½ cálice de conhaque ou rum
• Açúcar para caramelo
Modo de Preparo
Calda:
Comece o preparo da calda de caramelo antes de começar a fazer o pudim.
Dissolva o café solúvel no leite.


comece batendo os ovos com um fuet.



Acrescente o restante dos ingredientes aos poucos: o açúcar, o leite com café solúvel, cacau, conhaque e as castanhas.”

Dicas:
1 – Se optou pela forma grande: caramelize a forma, coloque o pudim, cubra com alumínio e asse em forno de 180ºC em banho Maria por aproximadamente 2 horas e meia.
2 – Se optou pelas forminhas individuais: faça o mesmo processo, mas asse por 40 minutos.
3 – Coloque as forminhas individuais em banho Maria numa assadeira grande com um pano de prato no fundo. Isso evitará que elas fiquem balançando.

Fonte do artigo e das fotos: http://www.mexidodeideias.com.br

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Os benefícios do Oleo de Girassol.


A cura pelo óleo de Girassol.

Achamos interessante compartilhar esta pesquisa sobre o óleo de girassol, pois trata-se de uma alternativa simples e natural de mantermos nossa saúde e bem-estar! 

Ela foi elaborada por um médico bacteriologista russo, Dr. Karach, e divulgada em 1991. Lembrando que a Rússia é o maior produtor de sementes de girassol do mundo e tem usado tal plantio, com sucesso, para neutralizar a radiotividade gerada durante o acidente nuclear de Chernobyl. 

Segundo ele, o procedimento é muito simples; basta bochecharmos este óleo, sem engoli-lo. Desta forma estaremos promovendo dentro de nosso organismo, um verdadeiro processo de cura, onde é possível, de acordo com Karach, curar simultaneamente células, tecidos e órgãos de nosso corpo evitando a destruição da microflora. Imagine: se esta planta pode absorver tanta radiotividade negativa, o que não fará com as energias maléficas do nosso organismo? 

Esta terapia atua, ao mesmo tempo, em todo o organismo de maneira preventiva, aumentando o nosso equilíbrio e curando-o energeticamente. 


Indicado:

Esta prática é indicada para tratar problemas como dores de cabeça, bronquite, dor de dente, tromboses, artroses, eczemas, úlcera de estômago, problemas intestinais, cardíacos, renais, encefalite e diversas doenças da mulher. É possível também tonificar o sistema circulatório, nervoso, digestivo e respiratório, prevenindo doenças crônicas. 

Como praticar? 

• É necessário que o óleo vegetal utilizado, seja obtido com compressão a frio. 

• A medida correta é no máximo uma colher de sopa e no mínimo uma colher de chá. 

• Deve-se bochechar muito bem, fazendo com que o óleo se movimente por toda a boca, durante quinze a vinte minutos. Depois devemos cuspi-lo! Jamais engoli-lo. 

• No início, ao colocarmos o óleo na boca ele é grosso, mas conforme vamos bochechando-o, ele vai se tornando cada vez mais fluído. É nesse momento então, que devemos cuspi-lo. 

• O líquido cuspido deve estar branco como um leite. Se ainda estiver amarelo, é sinal de que não bochechamos tempo suficiente. 

• Depois de cuspir o óleo, precisamos bochechar diversas vezes com água e limpar bem os dentes com a escova. 

• Como o líquido cuspido é venenoso, (no líquido cuspido encontra-se grande quantidade energias de doença, de germes patogênicos e outras substâncias nocivas) precisamos limpar muito bem a pia! 

• Quando estamos bochechando com o óleo na boca, nosso metabolismo se intensifica no organismo e nosso estado de saúde fica mais estável. Em relação aos dentes, ficam mais brancos e firmes e desaparecem sangramentos de gengiva.Ou seja, é um excelente tratamento para problemas de gengiva, língua e boca. 

Freqüência: 

É melhor bochechar com óleo de girassol de manhã cedo, antes do desjejum. Para acelerar o processo de cura este método pode ser repetido mais 2 vezes ao dia, antes das refeições, com o estômago vazio.Total: 3 vezes/dia. 

É preciso continuar este tratamento até o organismo recuperar a sua força, sua vitalidade e um sono tranqüilo. Na hora de acordar não deve haver cansaço ou bolsas debaixo dos olhos. É preciso recuperar apetite sadio, sono profundo e boa memória. 

Às vezes, é possível que ocorra aparente piora naquele doente que sofre de várias moléstias. Esta sensação de agravamento ocorre principalmente quando um foco de infecção começa a se desfazer, ou a influir no foco que no futuro provocaria doença grave. 

Por isso, não há motivo para interromper o processo de cura, mesmo aparecendo febre. A piora é sinal de que o organismo está reagindo e se recuperando. A cura ocorre durante o bochecho com óleo, sendo que cada um deve sentir quantas vezes precisa repeti-lo. Problemas agudos costumam sarar em 2 a 4 dias, problemas crônicos precisam às vezes de um ano inteiro. 

Texto extraído do site: http://www.ahau.org/117.0.html

Fonte: http://www.docelimao.com.br
Fonte da imagem: http://www.google.com.br

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dicas de como escolher um sapato bonito e confortável

09:29


os sapatos deve se adaptar aos seus pés e não os seus pés devem se adaptar aos sapatos.


Dicas de como escolher um sapato bonito e confortável 

* Use saltos altíssimos somente em ocasiões especiais. 

* Experimente o par para ter a certeza que ambos estão confortáveis 

* Ande um pouco com os sapatos pela loja paras sentir como se adaptam aos pés 

* Nunca comore sapatos sem experimentar 

* Sapatos com solas macias e absorventes podem ser mais confortáveis, principalmente se atividade profissionais abriga o usuário a ficar muitas horas em pé 

* Lembre-se sempre que os sapatos deve se adaptar aos seus pés e não os seus pés devem se adaptar aos sapatos. 


Fonte do artigo: Guia do usuário-Plasa
Fonte da imagem: http://www.google.com.br
Posado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com



domingo, 4 de setembro de 2011

O exercício físico é trabalho sem cansaço.


O exercício é trabalho sem cansaço.
Samuel Johnson


Dicas para manter sua rotina de caminhadas



1)     Ache seu ritmo: Busque encontrar a velocidade e distancia adequada para sua idade e disposição. Comece pelo menos com 30mn de caminhada e com o tempo esse tempo pode ir para 1 hora de 3  a 5 dias por semana.

Não desanime! Mantenha-se em movimento, faça um esforço, saia de casa e verá que animo vem enquanto caminha.

Convide amigos e parentes para caminhar com você: Se não gosta de caminhar só, não deixe por falta de companhia.

Livre-se das preocupações e do estresse: Use esse momento para deixar essas coisas de lado e cuidar de você

Respire: Inspire pelo nariz e expire pela boca, aproveite depois da caminhada para fazer exercícios respiratórios erga os braços inspirando e solte expirando

As caminhadas são excelentes aliadas da qualidade de vida e da saúde!!



Fonte: Livreto do plasa-guia do usuário
Fonte da imagem: http://www.google.com.br/ 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Somos feitos de carne, mas vivemos como se fôssemos de ferro!


Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro. 
Sigmund Freud

O Limite é o Sintoma.



Por Dr. Cesar Vasconcellos de Souza
Você está esgotado (a)? Sente que agora é o momento de mudar algo em sua vida para proteger sua saúde? Veja algumas dicas.

Sintoma é o que uma pessoa relata ao médico e que não pode ser visto. Por exemplo, dor de cabeça, angústia, cólica menstrual, ardência no estômago, dor nas costas, etc. O sintoma é um aviso de que algo está ameaçando o equilíbrio no corpo e/ou na mente.

É possível que você esteja vivendo de uma maneira que esteja esgotante, estressante, e como consequências surgem sintomas. O sintoma é o limite do equilíbrio. Ou seja, o sintoma denuncia que o corpo/mente chegou num ponto máximo de tolerância diante dos agentes estressores. Podemos inverter a frase e dizer que o limite é o sintoma. Em outras palavras, até quando você pode aguentar uma pressão na vida? Qual é o seu limite? Tudo tem um limite. Mesmo Deus chegará a um ponto em breve em que Ele dirá que chega de maldade e corrupção e tomará uma atitude já preparada por Ele para realizar justiça.

Se você vem vivendo com fatores estressantes por um tempo longo e vai esgotando as energias e os recursos internos, físicos e emocionais, chega um momento em que o corpo/mente diz: "Não aguento mais!" É quando surge a doença. Ela existirá até o momento em que a pessoa começar a mudar seu estilo de vida para melhor. O tratamento (medicamento ou cirúrgico) poderá interromper aquele tipo de sintoma, mas se a causa não for tratada, o sintoma voltará talvez em outro órgão, talvez de uma forma diferente.

Acho absurdo se dizer que um paciente está curado de câncer, por exemplo, só porque tirou cirurgicamente o tumor. Câncer é uma doença com fatores múltiplos, inclusive o emocional. Retirar cirurgicamente um tumor é uma parte do tratamento do câncer. Radioterapia e quimioterapia são outros procedimentos. Mas são suficientes para evitar a recidiva (retorno do câncer)? Nem sempre.

Veja o que está sendo estressante demais em sua vida e tome uma atitude para mudar, mesmo que você perca dinheiro, mesmo que alguém fique aborrecido com isto (geralmente quem depende de você de maneira doentia), mesmo que você se sinta só. Há muitas pessoas vivendo em famílias de uma maneira muito injusta para elas. Mas elas acostumaram assim. Assumem responsabilidades que não são delas. Por que fazem isto com elas mesmas? Medo de colocar limites e perder o afeto? Sentem culpa de dizer “não”? Querem controlar o ambiente? Aprenderam com seus pais a forma errada de ajudar e se envolver?

Escreva numa folha de papel uma lista de coisas que você está fazendo em sua vida, no relacionamento com os outros (familiares, colegas de trabalho, amigos, com você mesmo). Exemplo de lista: Eu sempre faço compras do supermercado para casa; só eu levo meus parentes ao médico; quando alguém tem algum problema sou eu que é procurado para resolver o assunto; não me permito descansar pois sempre estou envolvido com alguém que me solicita; etc.

Depois de preparar a lista, faça outra lista com os tópicos que para você são demais, ou seja, você não aguenta mais assumir pelos outros. Esta é a "lista negra". Faça outra lista com coisas que você tem assumido que deveriam ser compartilhadas por outros, mas que ainda dá para levar por um tempo.

Comece, então, a trabalhar com a "lista negra" para evitar praticar o que está ali, o que significa que você não mais assumirá aquilo que é para outra pessoa assumir. Faça isto, custe o que custar. Não discuta com a pessoa. Faça uma cara de “bôbo(a)” como se tivesse esquecido, quando cobrarem o que você não fez, e não discuta. Também não volte atrás para fazer a coisa que você já sabe que é para outro fazer. Não precisa dizer para o outro que ele(a) é que tem que fazer. Fique na sua e deixe que cada um assuma se assumir, o que é de cada um. Talvez você possa dizer que tem tanta coisa para fazer que não dá para fazer aquilo, sem ter que explicar que está mudando a estratégia. Explicar isto depende da pessoa com quem você estará se relacionando. Há pessoas que terão muita dificuldade para aceitar que você irá mudar. Mas, lembre-se, saúde é sua responsabilidade e o limite é o sintoma. Se você está com sintoma, o limite chegou. Agora é hora de mudar, com ou sem apoio de qualquer pessoa. Vá com calma, mas vá


Fonte da Imagem: http://www.google.com.br/

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Caiu café na roupa! Como tirar?


Por Patrícia Nasser

De repente, caiu café no seu carpete, ou pior, na sua roupa novinha. Calma, apesar do aparente estrago, é fácil tirar a mancha. O ideal é limpar logo, pois manchas de café podem se tornar permanentes. 

A melhor dica é lavar imediatamente com água quente ou fervendo. Cuidado com a delicadeza do tecido para não deixá-lo limpo do café e danificado pela sua força. Se o local for difícil de ser lavado, passe gelo. É só pegar um cubo e esfregar pacientemente por toda a mancha. O café irá desaparecer aos poucos até sumir completamente. A coloração marrom também pode ser retirada com uma solução de água e bicarbonato de sódio. Nas marcas secas, esfregue um pano úmido com vinagre branco ou álcool.