terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os benefícios da Goiaba.




Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil e nas Antilhas

A palavra "goiaba" originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba 


Usos 
Essa fruta é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. 

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez deste último. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais. 

Uso medicinal 
Em etnofarmacologia é usada para diarréias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia[3][4]. 

As folhas têm óleo volátil rico em sesquiterpeno, entre eles o bisaboleno, além do dietoximetano e dietoxetano que dão o aroma dos frutos. O principal componente do óleo das sementes é o ácido linoleico 

O extrato aquoso do "olho" (broto) da goiabeira tem intensa atividade contra salmonela, serratia e staphylococcus, grandes responsáveis pela diarréias de origem microbiana. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha, e mais fraca nas folhas adultas e casca. Fonte: Wikipedia

Pontos Positivos da Goiaba
Antibacteriano – As folhas da goiabeira tem propriedades anti-bactericidas e tem demonstrado ter elevado efeito de eliminação de bactérias nocivas inclusive a salmonela.
Colesterol – Para quem sofre deste mal a melhor opção é a goiaba vermelha, isto porque ela é rica me fibras soláveis e lucopeno, estes tem um papel importante de impedi a absorção de gordura, ajudando a eliminar o mau colesterol, triglicéridos e melhora e a tensão arterial.
Diabete – Pesquisa realizado com um grupo diabético tomando sucos de goiaba num período de quatro semana mostrou redução de 25% da glicose no sangue. E as folhas também é foi usada nesta experiência e teve bons resultados no controle da glicose.
Emagrecimento – Além de ser muito saborosa é pobre em calorias, 100 grama desta fruta tem certa de 57, é ótimo para quem quer ter um corpo perfeito. Mas convém consumi em equilíbrio.
Problemas Intestinal - As folhas são usadas como remédio caseiro feito em forma de chás indicado para todas as pessoas mas principalmente nas crianças. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

Você poderá gosta desse também