COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Os benefícios da Goiaba. - Dicas Para Mulheres

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os benefícios da Goiaba.




Goiaba é o fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae, originária da América tropical. Ocorre sobretudo no Brasil e nas Antilhas

A palavra "goiaba" originou-se do termo aruaque para a fruta, guaiaba 


Usos 
Essa fruta é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. 

A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, sobretudo no caso de pessoas com restrições à acidez deste último. De um modo geral, não tem muito açúcar e possui quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta. De preferência, deve ser comida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais. 

Uso medicinal 
Em etnofarmacologia é usada para diarréias na infância. O chá, em bochechos e gargarejos, é usado para inflamações da boca e da garganta ou em lavagens de úlceras e na leucorréia[3][4]. 

As folhas têm óleo volátil rico em sesquiterpeno, entre eles o bisaboleno, além do dietoximetano e dietoxetano que dão o aroma dos frutos. O principal componente do óleo das sementes é o ácido linoleico 

O extrato aquoso do "olho" (broto) da goiabeira tem intensa atividade contra salmonela, serratia e staphylococcus, grandes responsáveis pela diarréias de origem microbiana. A atividade é mais forte na variedade de polpa vermelha, e mais fraca nas folhas adultas e casca. Fonte: Wikipedia

Pontos Positivos da Goiaba
Antibacteriano – As folhas da goiabeira tem propriedades anti-bactericidas e tem demonstrado ter elevado efeito de eliminação de bactérias nocivas inclusive a salmonela.
Colesterol – Para quem sofre deste mal a melhor opção é a goiaba vermelha, isto porque ela é rica me fibras soláveis e lucopeno, estes tem um papel importante de impedi a absorção de gordura, ajudando a eliminar o mau colesterol, triglicéridos e melhora e a tensão arterial.
Diabete – Pesquisa realizado com um grupo diabético tomando sucos de goiaba num período de quatro semana mostrou redução de 25% da glicose no sangue. E as folhas também é foi usada nesta experiência e teve bons resultados no controle da glicose.
Emagrecimento – Além de ser muito saborosa é pobre em calorias, 100 grama desta fruta tem certa de 57, é ótimo para quem quer ter um corpo perfeito. Mas convém consumi em equilíbrio.
Problemas Intestinal - As folhas são usadas como remédio caseiro feito em forma de chás indicado para todas as pessoas mas principalmente nas crianças. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/

6 comentários:

  1. MUITO BOA A SUA POSTAGEM!
    BOM FINAL DE SEMANA E FIQUE COM DEUS!!!

    ResponderExcluir
  2. OI Juju que bom que gostou, obrigada pela visita
    te desejo um bom FDS.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. foi muito bom saber mais sobre estas duas frutas

    Tel Menezes
    obrigada,
    ate mais

    ResponderExcluir
  4. é muito importante saber sobre as propriedades beneficas destas frutas

    ResponderExcluir
  5. OI tel é bom conhecermos um pouco sobre os benefícios que as frutas tem assim,ajuda até a incorporar-las nos dia-a-dia.


    Obrigada pela visita
    Abraçoooooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Parabens, o mundo precisa de pessoas como vc. A nossa grande pobreza eh a falta da boa informacao e alimentacao. Sempre que possivel fale sobre alimentos saudaveis como o remedio para muitas das doencas causadas pelo nosso consumo industrializado e pratico.

    ResponderExcluir