COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO abril 2012 - Dicas Para Mulheres

segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é Colposcopia?



Colposcopia é um exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero por meio de um aparelho chamado colposcópio. Esse aparelho permite o aumento de 10 a 40 vezes do tamanho normal. 

Como é feito o exame? 

O exame é realizado no próprio consultório médico com a paciente na mesa de exame. Após colocar o espéculo vaginal, o médico examina o colo do útero com o colposcópio. 

As imagens obtidas pelo Colposcópio são de grande aumento, permitindo verificar pequenas alterações impossíveis de serem vistas a olho nu. 

Durante a colposcopia são usados produtos químicos e corantes para realce de áreas a serem examinadas. 

Quando é solicitado esse exame: 

Esse exame é geralmente recomendado para mulheres que têm resultado anormal do exame de papanicolaou ou para aquelas que durante o exame ginecológico foi notada alguma alteração. 

A colposcopia também é indicada quando é necessária uma biópsia do colo do útero ou quando há uma suspeita de papilomavírus (HPV). 

Fonte do artigo:http://www.gineco.com.br
Fonte da imagem: http://pt.wikinoticia.com

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Mamografia a importância desse exame!!


Mamografia

Hoje quero falar sobre um exame que as mulheres depois dos 40 anos não podem deixar de fazer que é a Mamografia

A mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável. Para tanto é utilizado um equipamento que utiliza uma fonte de raios-x, para obtenção de imagens radiográficas do tecido mamário. 

A capacidade de identificar lesões de tamanho mínimo é uma das vantagens do uso da mamografia na detecção de um câncer de mama, antes de ser palpável e de se manifestar clinicamente. Este diagnóstico, feito numa fase muito precoce da doença, é geralmente associado a um melhor prognóstico para a cura e a necessidade de um tratamento menos agressivo para o controle do câncer. 

Mamografia com lesões suspeitas grau IV 

Em muitos países, a mamografia de rotina das mulheres é recomendada como um método de triagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A US Preventive Services Task Force recomenda a mamografia, com ou sem exame clínico das mamas a cada 1-2 anos em mulheres com 40 anos ou mais. Em conjunto com os testes clínicos, encontrou-se uma redução relativa da mortalidade de 20%. 

Mamografia dá resultado falso negativo em pelo menos 10% dos casos. Isto é devido à existência de tecido denso, escondendo o câncer sob a aparência dos tecidos normais.

O Resultado: Quando a paciente recebe o resultado da mamografia , tem um termo usado pela medicina chamado  BI-RADS

O que é o BI-RADS? 
BI-RADS é um acrônimo para Breast Imaging-Reporting and Data System, uma classificação desenvolvida para ser utilizada com a mamografia.

Birads - classificação

CategoriaAvaliaçãoConduta
0IncompletaOutras incidências de mamografia ou ultra-sonografia são necessárias
1Negativa (nada encontrado)Rastreamento normal
2Achados benignosRastreamento normal
3Provavelmente benignosSeguimento 06 meses (às vezes indica-se biopsia)
4Anomalias suspeitas


  • A - menor suspeita



  • B - média suspeita



  • C - maior suspeita
  • Biópsia deve ser avaliada
    5Alta suspeita de malignidadeNecessita esclarecimento definitivo
    6Já existe diagnóstico do câncer

































    Fonte do artigo e das imagens: http://pt.wikipedia.org/
    Fonte da tabela BIRDS: http://www.masto.com.br