COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Fatores que contribuem para uma velhice saudável! - Dicas Para Mulheres

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Fatores que contribuem para uma velhice saudável!


Como ser um idoso elegante?




Por que certos idosos mantêm suas funções cognitivas bem e outros não? Por que muitos degeneram mais rápido? Estudos científicos têm mostrado que há fatores principais que colaboram com a longevidade e velhice com saúde. O professor de Neurologia e Neurociência da John Hopkins University, Baltimore, USA, aponta alguns deles, no “Brain in the News” da The Dana Foundation, Junho 2007, p. 3, além de outros que acrescento aqui e que em outros estudos demonstraram ser também fundamentais para uma velhice saudável:


Permanecer mentalmente ativo – boa e construtiva leitura, assistir palestras úteis, ser membro de algum grupo de estudos, etc.

Ser fisicamente ativo – praticar exercícios físicos freqüentes pelo menos 3 vezes por semana como caminhadas, ter alguma atividade em casa que exija atividade muscular, como jardinagem, usar escadas, andar a pé evitando usar veículos todo o tempo, natação, grupos de ginástica. Estas atividades devem ser regulares, e não algo só de fim de semana.

Manter um senso de envolvimento social – ao invés de ficar sentado assistindo TV o dia todo, todos os dias, a pessoa deve se envolver em atividades na sua igreja, família, centro comunitários, em trabalhos voluntários, e mesmo remunerado.

Ter atenção no controle dos fatores de risco para doenças do coração e do cérebro – isto se faz através da avaliação médica periódica na qual são verificados os valores do colesterol e açúcar (glicose), entre outros, procurando mantê-los em níveis normais. Isto significa uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, cereais integrais, nozes, castanhas, e baixo teor de gordura de origem animal. Também se deve manter o controle da pressão arterial e do nível de glicose no sangue. Importante eliminar bebidas alcoólicas e fumo. Dormir antes das 22h e ingerir 2 litros de água pura por dia para hidratar o corpo e o cérebro e eliminar toxinas pelos rins.

Proteger e desenvolver relações afetivas com a família – curtir netos, bisnetos, aproximar-se ou reaproximar-se de filhos, evitando ficar queixando-se, não ter vergonha de pedir ajuda, mas evitando manipulá-los para ter companhia.

Desenvolver o lado pessoal espiritual – leituras espirituais, meditação, estudo da Bíblia, freqüência às reuniões na igreja da qual é membro. Compartilhar os benefícios espirituais recebidos com outras pessoas.


( Autor:  Dr. Cesar Vasconcellos de Souza) 



****

Nenhum comentário:

Postar um comentário