COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO O que é a Síndrome do Intestino Irritável? 01.11.2016 - Dicas Para Mulheres

terça-feira, 1 de novembro de 2016

O que é a Síndrome do Intestino Irritável? 01.11.2016





Nunca tinha ouvido falar sobre essa doença, até que em 2014, meu filho pela madrugada começou a provocar e sentir fortes dores na barriga. De incio parecia uma infeção alimentar, levamos ao médico foi feito enxame e ele passou um remédio para infeção, mas as dores continuam.  Até descobrir o que passamos por três médicos, sem nenhum resposta para aquelas fortes dores na barriga e perda de peso. 

Na época ele  perdeu muito peso e sempre ia ao banheiro ficava muito fragilizado. Foi um sofrimento terrível, pois como não sabia o que ele podia comer, fui removendo o que percebia que lhe fazia mal como o leite, comida gordurosa. Depois de alguns de sofrimento, Graças a Deus ( oramos por essa causa pedindo que ele nos mostrassem especialista) encontramos o Dr. Eugênio - Clinico Geral aqui de Fortaleza que ao ouvir os sintomas, passou uns remédios e pedi que retornasse com trinta dias. 

Quando voltamos e informamos que os sintomas continuavam, ele pediu um enxame chamado colonoscopia e voltasse assim que tivesse o resultado. Assim que foi feito o enxame voltamos e foi quando ele nos informou que ele tinha a síndrome do Intestino Irritável. Ele disse que pediu esse enxame para tirar as suas dúvidas se era a síndrome do Intestino Irritável, Colite ou o Crohn ( os sintomas são parecidos). Depois de ouvir o resultado, ele não passou mais remédios e nos informou também que agora ele deveria ser cuidado por um nutricionista. Graças a Deus também fomos agraciados com uma nutricionista especializada nessa doença a Dra Isnadia que além de orientar com mais detalhe o que é a doença, preparou uma dieta para ele. 


Para que você possa entender um pouco mais o que é a SII  

Saiba se é e como tratar a síndrome do Intestino Irritável.

A síndrome do intestino irritável é um problema que causa a inflamação das vilosidades intestinais, provocando sintomas como dor, inchaço abdominal, excesso de gases e períodos de prisão de ventre ou diarreia. Estes sintomas geralmente pioram devido a várias causas, que vão desde situações de estresse até à ingestão de alguns alimentos.

Assim, embora esta síndrome não tenha cura, pode ser controlada com alterações na alimentação e diminuição dos níveis de estresse, por exemplo. Só nos casos em que os sintomas não melhoram com algumas alterações no dia-a-dia é que o gastroenterologista recomenda o uso de remédios.

A presença frequente dos sintomas pode preocupar a pessoa com síndrome do intestino irritável, no entanto, a síndrome não provoca qualquer tipo de alteração nos intestinos e, por isso, além do desconforto, este problema não é perigoso para a saúde, nem aumenta o risco de ter câncer.
Quais os principais sintomas

Pode-se desconfiar deste problema sempre que surgem alterações constantes no funcionamento do intestino, sem causa aparente. Por isso, se acha que pode ter este problema, selecione os seus sintomas:

Quais os principais sintomas: Pode-se desconfiar deste problema sempre que surgem alterações constantes no funcionamento do intestino, sem causa aparente. Por isso, se acha que pode ter este problema, selecione os seus sintomas:

1. Dor abdominal ou cólicas frequentes
Sim
Não
2. Sensação de barriga inchada
Sim
Não
3. Produção exagerada de gases intestinais
Sim
Não
4. Períodos de diarreia, intercalados com prisão de ventre
Sim
Não
5. Aumento do número de evacuações por dia
Sim
Não
6. Fezes com secreção gelatinosa
Sim
Não.

É possível que nem todos os sintomas estejam presentes ao mesmo tempo, sendo recomendado avaliar os sintomas ao longo de 3 meses, por exemplo. Além disso, podem haver dias em que os sintomas piorem e outros em que melhorem ou até desapareçam completamente.
Como é feito o diagnóstico

Como esta síndrome não provoca alterações no revestimento do intestino, o diagnóstico geralmente, é feito através da observação dos sintomas e da exclusão de outras doenças gastrointestinais, como colite ou doença de Crohn, por exemplo. Para isso, o médico poderá indicar a realização de exames, como estudo das fezes, colonoscopia, tomografia computadorizada ou exame de sangue.

O que pode piorar os sintomas : Os sintomas da síndrome do intestino irritável podem aparecer sem nenhuma causa específica, porém, na maioria dos casos eles pioram devido a fatores como:

* Ingestão de pão, café, chocolate, álcool, refrigerantes, comida processada ou leite e derivados;

* Fazer uma dieta rica em proteínas ou em fibras;
* Comer muita comida ou com muitos alimentos gordurosos;
* Períodos de grande estresse e ansiedade;

Além disso, algumas pessoas também podem notar piora dos sintomas sempre que viajam, experimentam novas comidas ou comem muito depressa.

Aprenda como pode adaptar a sua dieta para melhorar os sintomas do intestino irritável.

O que fazer se tem intestino irritável: O mais importante quando se descobre a síndrome do intestino irritável consiste em tentar identificar o que piora ou provoca o surgimento dos sintomas, para que se possam fazer alterações no dia-a-dia e evitar essas situações.

Já nos casos em que os sintomas são muito fortes ou não melhoram com as alterações no estilo de vida, o gastroenterologista pode prescrever o uso de remédios para a diarreia, laxantes, caso o indivíduo esteja com prisão de ventre, remédios antiespasmódicos ou antibióticos, por exemplo. Veja mais detalhes sobre como é feito o tratamento para síndrome do intestino irritável.


Depois vou fazer um artigo para falar um pouco mais sobre o que a nutricionista passou para ele e como é a alimentação dele hoje.

Esse artigo não substitui uma visita ao medico, que ele sirva para procurar um se sentir esses sintomas. 


Bjs.... Irismar Oliveira


****

Nenhum comentário:

Postar um comentário