sábado, 29 de outubro de 2016

O AVC é tratável? Hoje é o dia mundial do AVC. 29.10.16



Dia Mundial do AVC

O Dia Mundial do AVC (World Stroke Day, em inglês) é comemorado anualmente em 29 de outubro.

O Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre as formas de prevenção da doença cerebral que mais mata no Brasil.


Esse ano o tema do Dia Mundial do AVC é “Encare os fatos: o AVC é tratável”.


O que é o AVC? O AVC também é conhecido popularmente por "derrame cerebral" e acontece quando há uma obstrução em um dos vasos sanguíneos presentes no cérebro. Quando isso ocorre, a parte do cérebro atingida começa a ser destruída.

Existem muitos fatores que podem ser alterados para que o indivíduo não venha a sofrer com um AVC, como a regulação da hipertensão, diabetes, colesterol elevado, excesso de peso, fumo e sedentarismo. O histórico familiar de ataques de AVC também é levado em consideração.

Origem do Dia Mundial do AVC: O Dia Mundial de Combate ao AVC foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia.

A data ficou definida especificadamente para alertar a população sobre os tratamentos e prevenções da doença, além de engajar os profissionais da saúde a melhor orientar os seus pacientes sobre estes cuidados.

Dia Mundial do AVC no Brasil: No Brasil, o Dia Mundial de Combate ao AVC é organizado pela Rede Brasil AVC, uma organização não-governamental que tem o objetivo de melhorar a assistência aos pacientes com AVC em todo território nacional.

Em todo o país, hospitais, escolas e grupos comunitários realizam atividades de conscientização a população sobre os tratamentos e precauções para evitar o Acidente Vascular Cerebral.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 100 mil pessoas morrem todos os anos de AVC no Brasil, um número superior ao total de mortes causadas por malária, tuberculose e AIDS juntas.
(Fonte do artigo: https://www.calendarr.com)


9 passos para se prevenir contra o AVC

Segundo o Ministério da Saúde, o número de internações de pessoas entre 15 e 34 anos que tiveram AVC aumentou 21% entre 2007 e 2011. Siga os conselhos do cardiologista João Vicente e fique mais tranquila!

1 – Adote hábitos alimentares mais saudáveis.

2 – Pratique um exercício físico de que você goste.

3 – Controle o peso e a gordura abdominal.

4 – Mantenha a pressão arterial dentro dos limites.

5 – Evite o cigarro a qualquer custo.

6 – Faça check-ups anuais.

7 – Consulte um especialista para detectar se você é paciente de risco.

8 – Trate doenças que favoreçam o AVC, como diabetes.

9 – Curta sua família e seja feliz!

( fonte: http://mdemulher.abril.com.br/)


*****