quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hoje vamos conhecer as praias de Fortaleza


Já conhecemos algumas prais do Ceará e hoje vamos conhecer as praias que ficam na capital a nossa querida Fortaleza. Na postagem anterior Vamos conhecer as praias do Ceara, esqueci de mostrar as praias da cidade Aquiraz onde fica o famoso Beach Park, então estarei postando para que você conheça junto com as praias que ficam na capital.


Praias de Aquiraz Fica situada na costa leste do litoral cearense, a 27 km de Fortaleza, a cidade de Aquiraz guarda em suas raízes as tradições indígena e do colonizador europeu, não esquecendo os marcantes traços da cultura africana espalhados em todo município.

Praia de Aquiraz - 27 Km da capital

O Beach Park é um complexo turístico distribuído numa área total de  180 mil m², por onde circulam todo ano cerca de 800 mil pessoas. Porto das Dunas, Aquiraz/CE,

Beach Park


Agora vamos conhecer as praias de Fortaleza

Fortaleza tem aproximadamente 25 km de praias urbanas. Indo no Norte para o Sul, as praias urbanas de Fortaleza mais famosas são barra do Ceara, Iracema, Meireles, Mucuripe e Praia do Futuro.


BARRA DO CEARA

A praia da Barra do Ceará é marco inicial da colonização cearense. O Forte de Nossa Senhora dos Prazeres (hoje soterrado pelas dunas) nos confirma a presença dos portugueses. Com recifes naturais e o encontro das águas do Rio Ceará com o mar. 
Barra do Ceará

PRAIA DE IRACEMA
Na praia de Iracema fica a famosa ponte metálica e O Centro Cultural Dragão do Mar

Estátua de Iracema

Seu nome vem do personagem Iracema que dá título ao romance do escritor cearense José de Alencar. Segundos os mapas holandeses de 1649, foi neste local onde os índios Potiguara encontravam-se quando Matias Beck e sua frota chegaram a Fortaleza. 

Ponte Metálica

A Ponte Metálica foi o Porto de Fortaleza até a década de 1950 e esta localiza-se ao final da Avenida Tamandaré.

Centro Cultural Dragão do Mar

O Centro Cultural Dragão do Mar é um espaço de cultura e lazer da cidade de Fortaleza, Ceará (localizado à Rua Dragão-do-mar, 81 - Praia de Iracema). Nele são realizados eventos artísticos de nível internacional, bem como serve de espaço para as manifestações culturais diversas. Com 33 mil metros quadrados de área, o Centro Dragão-do-mar de Arte e Cultura foi construído e equipado dentro de rigorosos padrões mundiais de qualidade.


PRAIA DO MEIRELES
É a mais procurada para passeios e caminhadas descompromissadas. 

Beira-Mar de Fortaleza

Esse trecho da praia tem calçadas largas, com amplo espaço para caminhadas e pequenos estabelecimentos comerciais e turísticos, como restaurantes, quiosques, postos de informação. 

Feirinha de Artesanato da Beira-Mar

A Feirinha de Artesanato, que é armada todos os dias a partir do entardecer, é uma grande atração do Meireles. A área ao redor da Praia do Meireles tem uma das maiores concentrações de hotéis da cidade. 


PRAIA DO MUCURIPE

É a praia das jangadas. 

Praia do Mucuripe

Mar calmo, pontilhado de jangadas, belíssima vista da enseada do Mucuripe e inúmeros restaurantes que, entre outras especialidades, servem como só eles a tradicional peixada cearense.   Fonte: http://ismb2006.cbi.cnptia.embrapa.br


Porto do Mucuripe

O porto de Mucuripe é utilizado apenas por grandes navios, mas ao longo da praia podem-se observar uma grande frota de jangadas com velas coloridas. Aqui o turistas  podem fazer  passeios de barco


PRAIA DO FUTURO


Com aproximadamente 7 km de extensão, é a preferida por surfistas e banhistas; a Praia do Futuro tem água mais límpida e ondas mais fortes do que as outras praias.


Praia do Futuro

É considerada uma das mais conhecidas praias do Nordeste. Com aproximadamente 6km de extensão, possui um corredor de "barracas" (restaurantes com comida típica e frutos do mar), feitas normalmente de palha de carnaúba, onde são servidos uma variedade de pratos típicos. 




A praia tem muito movimento nos dias de quinta-feira a noite, dia da tradicional caranguejada, prato típico. A Praia do Futuro é a praia preferida dos banhistas de Fortaleza, por ser uma das únicas que não é poluída. Ocupa 8, dos 25 quilômetros da capital. Faz divisa: oeste com a praia do Mucuripe, e leste com a praia do Caça e Pesca/Sabiaguaba (foz do Rio Cocó).

Ficamos por aqui e em breve voltaremos com mais dicas sobre o nosso querido Ceara.

Fonte das maiores dos texto: http://pt.wikipedia.org/
Fonte das imagens: http://www.google.com.br/