segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vamos conhecer as praias do Ceará!



Conhecendo algumas 
praias do Ceará- Parte I


Olá amigo, como prometi hoje é a segunda postagem "mostrando um pouco do meu querido Ceará", semana passada comecei com a Terra da Luz, hoje vou mostrar algumas praias do Ceará espero que gostem! Desejo aos que estão longe matem a saudade e os que ainda não conhecem se delicie com esses lindos lugares. 

Essa postagem vou dividir em duas, hoje veremos as algumas praias do nosso estado e depois as que ficam na capital. O litoral Cearense tem 573 km, que predominam os mangues e restingas, vegetação litorânea típica, além de áreas sem vegetação recobertas por dunas.. A planície litorânea possui geografia diversificada, o que faz com que o estado possua praias com coqueirais, dunas, barreiras (também chamadas falésias por muitos) - paredões sedimentares que acompanham a faixa da costa e, em alguns trechos, possuem tons coloridos - e áreas alagadas de manguezal, onde há grande biodiversidade.


As praias mais famosas do Ceará são: a Praia de Jericoacoara, a Praia de Canoa Quebrada e a Praia de Porto das Dunas, dentre outras, as quais se destacam por alcançar fama internacional. Regionalmente, outras praias destacadas são: a Praia das Fontes, Morro Branco, Icaraí, Presídio, Baleia, Flecheiras, Cumbuco e Lagoinha. O litoral cearense é atravessado por duas rodovias, a Costa do Sol Nascente e a Costa do Sol Poente, que, a partir de Fortaleza, direcionam-se para o litoral leste e oeste, respectivamente.


CANOA QUEBRADA

Canoa Quebrada é uma praia situada no litoral leste do Ceará a 150km de Fortaleza. É uma das praias da Cidade de Aracati

Canoa Quebrada
Aracati fica a 150 Km de Fortaleza

PRAIA DO MORRO BRANCO

Em Morro Branco as falésias são coloridas no qual as areias possuem 12 diferentes cores. fica no município de Beberibe, a aproximadamente 80 km de Fortaleza.

Praia de Morro Branco


PRAIA DO ICARAÍ
                                        
Praia do Icaraí - a 20Km de Fortaleza


PRAIA DO PÉCEM

Está situada entre as praias de Cumbuco e Paracuru. A praia fica a 60 Km de Fortaleza.
Praia do Pécem

PRAIA DO CUMBUCO

O Cumbuco fica a 41 quilômetros de Fortaleza. Um passeio nas dunas é uma opção quase que obrigatória.

Praia do Cumbuco

PRAIA DE PARACURU

Localiza-se a 91 Km de Fortaleza.

Praia de Paracuru



PRAIA DA TAÍBA

O nome taíba significa "pequena aldeia" em língua indígena Está localizada a 76 km da capital




PRAIA DA LAGOINHA

Fica a 124 quilômetros de Fortaleza, a praia da Lagoinha é com certeza um dos cartões postais do Ceará. Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura , lagoas de água doce, coqueiros e um mar verde de deixar qualquer um de boca aberta. Lagoinha faz parte do município de Paraipaba- Ce

Praia da lagoinha


PRAIA DAS FLEIXEIRAS

Praia das Flexeiras fica a 137 km de Fortaleza, tem dunas e piscinas naturais. Fica na cidade de Trairi. 

Praia das Flexeiras



PRAIA DA BALEIA
A praia da baleia faz parte do município de Itapipoca e fica a 130Km de Fortaleza, ela ainda mantém um ar primitivo.

Praia da baleia 



PRAIA DE JERICOACOARA

Fica a 305 km de Fortaleza. A Pedra Furada, uma das maiores atrações da vila de Jericoacoara, é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo "dentro" buraco da pedra.




O turismo no município de Jijoca de Jericoacoara, principal fonte de renda do município, é alimentado por diversos fatores: As belezas naturais, o aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia além das condições propícias para o windsurf e o sandboard.

Pedra Furada - Jericoacoara

Pôr-do-sol em Jeri

Depois da pedra furada o local preferido é o alto das dunas local onde os turistas e nativos ficam para assistir o Pôr do Sol.



PRAIA DE CAMOCIM

Fica a 375km de Fortaleza. Camocim apresenta, além das praias selvagens, algumas praias conhecidas, o turista pode apreciar na Praia de Camocim o bonito espetáculo dos jangadeiros, uma das mais belas imagens do local.



Bom amigos vou ficando por aqui, espero que tenham apreciados esses lindo lugares , já estive em alguns e lhes digo que são lindos!!! 

Em breve voltaremos mostrando um pouco sobre desse estado tão lindo e querido que é o meu Ceará!!

Fonte dos artigos: http://pt.wikipedia.org
Fonte da imagens: http://www.google.com.br