COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Os benefícios da isoflavonas para as Mulheres! - Dicas Para Mulheres

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Os benefícios da isoflavonas para as Mulheres!

Os benefícios da isoflavonas
Photo by Scott Bauer.

A soja é uma das principais fontes de isoflavonas.


Olá amigas hoje quero falar sobre a Isoflavona de soja é um complemento para a  nossa saúde, já comecei a tomar as capsula como prevenção, leia esse artigo e descubra os seus benefícios principalmente para nos mulheres.

Isoflavonas são compostos orgânicos naturais (metabólitos secundários) de origem vegetal pouco distribuídos na natureza, presentes principalmente na família Fabaceae, sendo abundantes na soja (Glycine max Merr.) e em seus derivados[1]. Estes compostos apresentam efeito estrogênico por apresentarem semelhança estrutural com os hormônios estrogênicos, encontrados em maior concentração nas mulheres. Estruturalmente podem ser consideradas como derivadas da 3-fenilcromana. 

As isoflavonas, substâncias presentes na soja, pertencem à família dos polifenóis, os quais possuem importantes atividades biológicas tais como: atividade antioxidante, como é o caso dos isoflavonóides, que apresentam estrutura semelhante ao estrógeno humano e sintético, atividade antifúngica, propriedades estrogênicas e atividade anticancerígena. 




A concentração de isoflavonas na soja e seus derivados pode variar muito, pois depende da variedade do grão, solo, clima, local onde foi cultivada e principalmente o tipo de processamento utilizado no preparo do alimento . 

Absorção e Metabolismo: As isoflavonas quando consumidas, são hidrolisadas no intestino delgado por beta-glicosidases intestinais, as quais liberam as agliconas biologicamente ativas. Estas são absorvidas ou fermentadas pela microflora intestinal, dando origem a seus metabólitos (daidzeína, genisteína e gliciteína). As isoflavonas absorvidas são então transportadas para o fígado, onde são removidas da circulação sanguínea, retornando ao intestino pela via biliar, podendo ser excretada pelas fezes. Porém, uma porcentagem consegue escapar e entrar na circulação periférica, alcançando os tecidos, sendo eliminadas pelos rins, de maneira similar aos estrógenos endógenos . 



Mecanismo de Ação: As isoflavonas da soja podem agir de três formas: 
Ligam-se aos receptores de estrógeno, exercendo ação estrogênica ou antiestrogênica, dependendo do nível de hormônios sexuais. Estudos mostram que este efeito estrogênico apesar de fraco, pode exercer efeito agonístico e antagonístico sobre os estrogênios endógenos, porque competem pelos mesmos receptores. As isoflavonas têm portanto, efeito benéfico durante toda a vida reprodutiva da mulher e durante o climatério. 

· A atuação de fitoesteróis genisteína e daidzeína, sobre os receptores ß-estrogênicos presentes no fígado, têm como conseqüência uma melhora do perfil lipídico, justificada por um incremento do número de receptores hepáticos de colesterol LDL, o que favorece o catabolismo de colesterol. 

· Inibem a atividade de enzimas como a tiroxina proteína quinase, responsável pela indução tumoral promovida pela fosforilação dos oncogenes ente outras que controlam o crescimento e a regulação celular; e também aumentam a concentração do fator  de crescimento tumoral (TGF ), que atua na inibição do crescimento de células cancerosas.




Inibem a produção de oxigênio reativo, que está envolvido na formação de radicais livres, mostrando o efeito antioxidante das isoflavonas. Estudos mostram que como antioxidantes, têm a capacidade de neutralizar ou tornar mais lenta a taxa de oxidação do LDL – colesterol (33). A genisteína inibe também a agregação plaquetária e a migração e proliferação de células da musculatura lisa . 

Muitos estudos apontam para conclusões que têm sido unânimes: as isoflavonas diminuem os níveis de colesterol total, diminuem a fração LDL a aumentam a fração HDL no sangue. São os efeitos esperados de uma droga ou nutriente para o tratamento das dislipidemias, especialmente nos indivíduos com história familiar.


Menopausa:  Os sintomas característicos da menopausa incluem ondas de calor, insônia, transpiração forte, dor de cabeça, mudança de humor, nervosismo, irritabilidade, depressão e dor vaginal, entre outros. Somente um terço das mulheres asiáticas apresentam este quadro devido ao alto consumo de produtos de soja . Pesquisadores da Califórnia acabam de publicar um trabalho, no qual mostraram que a ingestão de 25 g de soja por dia, contendo 107 mg de isoflavonas tem resultados benéficos sobre o tônus vasomotor, independentes de ações antioxidantes e de diminuição de lípides plasmáticos. O estudo foi realizado com 28 mulheres pós-menopausadas saudáveis com índice de massa corpórea (IMC) < 30 e que não usaram terapia de reposição hormonal nos últimos seis meses. Os autores puderam concluir que o suplemento fornecido auxiliou na manutenção de reatividade vascular em mulheres após a menopausa. 

Estudos mostram que a ingestão diária de 45 mg de isoflavonas modifica as características do ciclo menstrual, prolongando sua duração. Os estudos lembram que os ciclos longos estão relacionados a um baixo risco para câncer de mama e esse efeito não ocorre quando se ingere alimento a base de soja sem isoflavonas . Brzezinski e cols, realizaram um estudo com 145 mulheres pós-menopausadas, recebendo dieta rica em fitoestrógenos (mais de 60mg isoflavonas/dia), mostrando redução dos sintomas da menopausa em 50%, dos fogachos em 54% e da secura vaginal em 60%. 

Em outros dois estudos com mulheres na menopausa, os resultados foram positivos havendo alívio dos sintomas vasomotores, diminuição da incidência e severidade das ondas de calor .Na Espanha um estudo multicêntrico, com 190 mulheres menopausadas, também observou uma diminuição significativa dos sintomas, principalmente em relação as ondas de calor (59). 

Osteoporose: Osteoporose vem do latim e significa “osso poroso”. É uma doença esquelética sistêmica caracterizada pela redução de massa óssea e deterioração do tecido ósseo, levando à sua conseqüente fragilidade e maior susceptibilidade a fraturas . 

É uma doença de caráter multifatorial: hereditariedade, atividade física, estado hormonal, tabagismo, uso de medicamentos, consumo de álccol e fatores nutricionais são determinantes para o seu desenvolvimento. 

A doença atinge principalmente as mulheres devido à cessação da função ovariana e perda de efeito protetor do estrogênio . Cerca de 30% das mulheres e 16% dos homens acima de 50 anos apresentam fraturas osteoporóticas (62,63). A perda de massa óssea esperada durante a menopausa é de 15% (64). 

Alguns estudos experimentais sugerem que a isoflavona pode contribuir para a saúde óssea devido à sua semelhança química com a ipriflavona, substância que mostrou aumentar a massa óssea em mulheres na menopausa. 





Câncer: Estudos “in vitro” demonstram que a genisteína inibe o crescimento de uma ampla variedade de células neoplásicas, incluindo células de mama, células de cólon e células da pele, além de inibir a atividade metastática de células de câncer de próstata (11). 

Algumas isoflavonas, com genisteína (forma aglicona) têm grande poder de controle de células cancerosas. Genisteína também inibiu o crescimento de células tumorais da próstata humana quando comparada à sua forma glicolisada (71). 

Diabetes: A soja também tem demonstrado exercer papel protetor no controle das alterações metabólicas do diabetes. A fibra alimentar dos grãos da soja tem reduzido os níveis plasmáticos de glicose em indivíduos diabéticos tipo II (44,72,73). 



Além da eficácia da fibra da soja na manutenção dos níveis plasmáticos de glicose em diabéticos, a adição dessa fibra parece diminuir o aumento das taxas de glucagon pós-prandial e polipeptídeos pancreáticos, enquanto aumenta os níveis de somatostatina (44). 

As proteínas da soja ao atingirem os rins aumentam a formação de óxido nítrico nas células endoteliais da arteríola eferente, ocorrendo vaso-dilatação local, com queda na pressão intra-glomerular e menor lesão das estruturas de filtração. 

(Fonte da pesquisa wikipedia.org/wiki/Isoflavona)


Até  a proxima dica

****


44 comentários:

  1. Muito importante e informativo seu artigo a todas nós mulheres.

    ResponderExcluir
  2. OI Fátima, não tinha conhecimento sobre a Isoflavona e uma conversando com uma irma da igreja ela me deu essa dica de de começar cedo o uso dela pois me ajudaria muito, e assim que tive oportunidade fiz uma pesquisa e fui na loja que sempre compro produtos naturais e pedir informações e passei a tomar vai fazer 3 meses que estou usando.

    Muito obrigada por sua participação!!

    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga querida. Comecei a tomar Isoflavona há uns três anos e sinto-me muito bem com esta proteína de soja. Espero que nunca precise tomar hormônio quando chegar na menopausa, pois dizem que faz um excelente efeito e tomo também por que mamãe toma e a pele dela é como se fosse um bumbum de bebê.
    Beijos ternos.
    Kaoma

    ResponderExcluir
  4. OI kaoma, menina que bom receber teu depoimento nessa postagem, pois pe muito bom ler de alguém que ja tem um bom tempo que usar e que ver os resultados, nos eu caso também é uma prevenção para quando chegar o período da menopausa. Como disse a minha experiencia só é de 3 meses, olha também gostei dos resultados na pelo da sua mame, uma pele de bumbum de bebê.

    Muito obrigada por enriquecer essa postagem.

    Uma boa noite

    ResponderExcluir
  5. Irismar,Pra ser sincera nunca tinha ouvido falar, mas conheci os beneficios agora..artigo favoravel ..abraçosss

    ResponderExcluir
  6. OI Cecilia quando recebi a dica também não, mas procurei saber e vi que era um suplemento importante para a saúde da mulher e logo providenciei em tomar.

    Obrigada por sua participação!!!

    Te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  7. Tudo que é natural e que faça bem a saúde é bem vindo.

    ResponderExcluir
  8. OI Alfeu sou adepta dos produtos naturais e faço uso alguns anos e vejo os benéficos que pode nos proporcionar, deixando claro que sempre é bom procurar comprar em locai de confiança. Muitas mulheres ainda nao conhecer os benefícios da Isoflavona para a sua saúde, que muitas possam usar como um meio de prevenção.

    Muito obrigada por sua participação!!

    te desejo um bom dia

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá leitores!
    Aos 49 anos comei a ter os sintomas da menopausa com calorões dia e noite e insonias, pesquisei sobre isoflavona e descobri os benefícios, mandei manipular em farmácia de manipulação e comecei a tomar, com 10 dias já senti um alívio de 80% e cada dia que passa eu vejo uma melhora significativa. Estou muito satisfeita com o produto,faz 20 dias que estou tomando em média de 120mg por dia.
    Aproveitem desse benefío tambem e seja feliz!
    Jaslene .

    ResponderExcluir
  11. OI Jaslene que bom receber sua visita e poder ler teu depoimento sobre os benefícios da Isoflavona na tua vida, isso é muito bom para os leitores, eu não estou na menopausa, mas comecei como prevenção 2 meses.

    MUito obrigada por sua visita e participação!!

    Te desejo um bom FDS

    ResponderExcluir
  12. Estou passando por esse clima..E começar a usar um pouco tarde né.Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. OI amiga, mas acredito que mesmo sendo um pouco tarde vc pode acrescentar a soja na sua dieta viu?

    Obrigada pela visita

    te desejo uma bela tarde

    ResponderExcluir
  14. Oi, tenho 42 anos e comecei tomar isoflavona, poi minha medica disse que estou naquele clima.... Espero me sentir melhor. Meu fluxo é muito intenso e tenho miutos sintomas...depressão, humor,irritabilidade crises de choro enfimm... Espero ter um alivio!!!bjs
    Rose

    ResponderExcluir
  15. Olá Rose!
    Pelo o que voce conta esses sintomas são de depressão que não é o caso, mas pela idade e seu fluxo esta desrregulado pode ter haver com a menopausa e deve consultar um ginecologista.
    Deve tomar o Isoflavona sim pois ele te ajudará no tratamento da menopausa em que tem calorões os chamados fogachos.
    Leia mais sobre o Isoflavona e verá o quanto vai ajudar.
    Boa sorte!
    Abraço
    Jaslene.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada amiga Rose, olha amada esses sintomas parecem com os sintomas da menopausa, dizem os especialistas que nesse período ficamos mais sensíveis e vulnervaies a esses sintomas, mas como sempre é bom ser acompanhada por um especialista.


    Uma bela tarde

    ResponderExcluir
  17. Jaslene obrigada por sua visita e pelas dicas ao nossa amiga Rose,

    Volte sempre que desejar

    Abraçoooooo

    ResponderExcluir
  18. jocilene

    tenho 45 anos;tenho usado esse remédio natural aos três meses.
    já vejo resultado por isso faço uso continuado de isoflavona;

    abraços...

    ResponderExcluir
  19. OI Jocilene que bom receber sua visita e poder ler seu depoimento, muito obrigada!!

    Abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  20. Oi! você tem uma marca para indicar?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Amiga anonima olha o que posso lhe indicar é que nas casas de produtos naturais tem uma variedade de marcas. A minha acabou e nem anote o nome m as como disse é ir numa casa de produtos naturais e pedir ao vendedor uma orientação sobre uma bao marca.

    ja que começou a tomar depois se puder deixa aqui seu depoimento.

    Abraço e obrigada pela visita

    ResponderExcluir

  23. ola, hoje falando com uma amiga comentamos sobre ela,entao cheguei em casa e vim procurar o que poderia saber de bom
    sobre isoflavona.
    gostaria de saber se ela boa so para mulheres ou tambem bene
    ficia homens, pque li que é bom para colesterol,prostata,cancer
    diabetes,osteoporose e ai por diante, ficarei grata com resposta.
    KHARIN

    ResponderExcluir
  24. Bom dia minha amiga Kharin quero primeiro te agradecer pela visita e pela pergunta que nos fez criar um artigo falando um pouco sobre a importância da Isoflavona na vida do homem. Espero ter te ajudado

    Abraçoooooooooo

    ResponderExcluir
  25. Olá Irismar!!
    Sou a Mary, estava fazendo uma pesquisa sobre este "tema" e entre outros vim parar aqui... foi providência de Deus, gostei deste cantinho e decidi ficar para te seguir sempre!!!

    Obrigada!!!
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  26. Olá Meninas,
    Meu Ginecologista aqui na Suiça me indicou a Isoflavona ha 8 anos,e comecei tomar tenho 54 anos, tenho a pela otima, tenho um corpo invejavel massa musqular...mas ba Europa eu acho que a dose e fraca, tenho que mandar buscar no Brasil. Tenho duas semanas sem tomar, oh, tenho agora todas os disturbios da menopausa outra vez. Enquanto não chega,vou comer muito Tofú, leite de soja...tudo que tenha isoflavona. Ah, mas se tiver tireoide, NAO USE ISOFLAVONA, sem perguntar para seu Médico.

    Beijinhos

    Keila

    ResponderExcluir
  27. Comecei a tomar isoflavona quando eu ti nha 40 anos, nun ca tive sintomas de menopausa, nem sabia o que era isso.Hoje tenho 64 anos, ninguem acredita que eu tenho esta idade, me sinto muito bem, quase não tenho rugas, muito pouco, faço sexo com meu marido, somos perfeitos na cama. A Isoflavona é excelente.Co mo faz tempo que tomei,será que posso contin uar tomando, mesmo tendo 64 anos, pois minhas regras pararam qdo eu tinha 52 anos.

    ResponderExcluir
  28. Gostaria de saber se posso voltar a tomar isoflavona, pois tomei qdo tinha 40 anos, nunca tive nenhum sintomas da menopausa, min ha pele é ótima, tenho agora 64 anos, mas todo as pessoas não acreditam, pensam que tenho uns 50 anos, por favor me responda se posso continuar tomando.E com qtos anos a mulher pode começar a tomar.Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Amiga, mesmo aos 50 anos e que não tenha os sintomas da menopausa, é bom continuar tomando o isoflavona sim, pois ele nos ajudam na conservação das células entre outros benefícios.
    Mas existem outros auxiliares que são muitos bons, tais como:
    Cimicífuga 25mg juntamente com Yam mexicano, e o tríbulos terrestris 250 mg. São manipulados em farmácias.
    O tribulus terrestris é excelente também na função sexual.
    Leis mais sobre isso. No meu blog Informações e dicas de saúde, beleza e cuidado na menopausa, também tem informações
    sobre todos esses suplementos. obrigada. jaslene.

    ResponderExcluir
  30. OI amiga de 64 anos quero te agradecer por sua visita e por nos deixar teu depoimento sobre os beneficios da Isoflavona, quando a sua pegunta fiz uma pesquisa e trouxe uma responta dada pela Dra.Eliana Petri Nahás a uma pergunta feita a ela * O uso prolongado da isoflavona do gérmen de soja pode causar algum prejuízo para o organismo da mulher, como câncer por exemplo?
    Respo: Ao contrário, pois se sabe que regiões de alto consumo de soja apresentam menor incidência de câncer. Por exemplo, o câncer de mama, cólon, endométrio e ovário são menos freqüentes nos países asiáticos quando comparados aos ocidentais. As isoflavonas poderiam influenciar a proliferação celular, inibindo a iniciação e promoção do câncer.

    Mas sempre é bom procurar seu médico e pedi orientação.

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  31. Obrigada Jaslene por nos deixar essas dicas sobre esses auxiliares e seus beneficios.

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  32. Oi Keila, obrigada amiga por sua visita e por nos deixar seu depoimento para as nossas amiga que por aqui passam

    Um belo dia

    ResponderExcluir
  33. Glorias a DEUS !!Obrigada Mary por sua visita e por esta fazendo parte desse cantinho, seja sempre bem-vinda e conte com nossa ajuda ,

    abraçoooooooo

    ResponderExcluir
  34. tomo isoflavona á um mes,em janeiro ,vai fazer um ano q passei por uma esterectomia total.e estava com insonia,irritada,e calor
    es horriveis.e agora estou dormindo bem,e sinto mais energia. existe uma marca que vem associado com a amora,que é riquissimo em calcio.eu recomendo.

    ResponderExcluir
  35. Olá boa noite. Minha filha tem intolerancia a lactose e por isso faz uso do leite de soja desde os dois anos de idade e hoje ela está com sete anos então gostaria de saber se é possivel que ela venha a apresentar disturbios hormonais por causa disso e o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  36. Cristiane, não tem nenhum problema, pois apesar do leite de soja ajudar no tratamento da reposição hormonal não quer dizer que vá complicar, o leite de soja sempre foi o substituto do leite de vaca.
    Caso tenha Duvidas consulte um nutricionista.

    ResponderExcluir
  37. Olá. Meu nome é Marcia, tenho 45 anos e em junho/2012 fiz uma histerectomia total. Gostaria de saber se posso tomar isoflavona juntamente com o tribulus terrestris, pois tenho medo de ter perda óssea e por consequencia osteoporose, além dos sintomas da menopausa. Não estou fazendo reposição hormonal, pois sei as consequencias disso. Me esclareçam por favor. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

  38. Lucia

    Bom Dia gostaria de saber se a pessoa tiver tireode nao pode
    tomar isoflavona?

    Agradeço desde já.
    22 de fevereiro de2013 as 08:09

    ResponderExcluir
  39. Irismar, tenho 45 anos, estou começando a tomar isoflavona, para para diminuir a TPM e as dores no seio antes ~da mestruação, esse remedio pode fazer mal e desrregular meu ciclo? obrigada

    ResponderExcluir
  40. pode tomar exoflavona junto com tribus para menopausa

    ResponderExcluir
  41. Ola Irismar meu nome eh Edila tenho 54 anos e estou passando pela menopausa, tenho tido os famosos caloroes, eh uma coisa terrivel, e andei pesquizando sobre isoflavona, e devido os depoimentos das pessoas que ja fizeram uso,estou decidida a usar...obrigada abraços.

    ResponderExcluir
  42. Ola comecei tomar isoflavona e gracas a deus todos os sitomas da menopausa passou..
    Obrigada bjs.

    ResponderExcluir
  43. Olá.
    Sou Carol.
    Tenho 50 anos e estou na premenopausa. Quantas miligramas de isoflavona deve tomar ao dia?
    Obrigada pelas dicas.
    Abraços.

    ResponderExcluir