Dia Mundial de Combate à Hepatite!
Hoje dia 28 é O Dia Mundial de Combate à Hepatite, têm como objetivo a conscientização global em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais.
Aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo têm hepatite B ou hepatite C. Isso representa um a cada 12 habitantes do planeta. Se não for tratada, as hepatites B ou C podem evoluir para doenças graves do fígado, como cirrose e câncer de fígado. A cada ano, mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo morrem por causa da doença
Desde 2007, o Dia Mundial de Combate à Hepatite era organizado pela World Hepatitis Alliance e em maio de 2010, ele foi endossado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O que é Hepatite:
Hepatite é toda e qualquer inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).
Tipos de Hepatite
Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). Outras causas: drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas.
Quadro clinico
A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como febre, mal estar, desânimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito. Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.
Hepatites Virais
Considerada a maior pandemia mundial da atualidade. 60 a 80% cronificam em 15-20 anos, evoluindo para cirrose hepática, e 1-2% para hepatocarcinoma. O Brasil é hoje um país que tem portadores crônicos de hepatite B e hepatite C, segundo conceitos do Organização Mundial da Saúde, de nível mediano: 1-3% Quadro clínico (primeiros 3 a 10 dias – pródromo):
febre,mal-estar,inapetência,mialgia,cefaleia,náuseas,adinamia
Hepatite A
É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A, que pode cursar de forma subclínica. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados, e os sintomas iniciam em média 30 dias após o contágio. É mais comum onde não há ou é precário o saneamento básico.
Hepatite B
Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Pode ser adquirida através de tatuagens, piercings, no dentista e até em sessões de depilação.
Hepatite C
Hepatite que pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda não foi comprovado que pode ser contagiosa por relações sexuais. É de grande preocupação para a Saúde Pública. A maioria dos pacientes é assintomática no período agudo da doença, mas podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais. Estima-se que 3 % da população mundial esteja contaminada, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. A hepatite C é perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fígado
Você sabe se proteger dos diferentes tipos?
Responda as perguntas e descubra como a doença pode ser prevenida e combatida: Faço o teste: Yahoo.minha vida.
A melhor forma de combater qualquer doença é a prevenção. As hepatites são doenças silenciosas e podem matar. Tudo relacionado a sangue é complicado e oferece risco. Temos de ter todo cuidado. Valeu.
ResponderExcluirRealmente trata-se de uma doença silenciosa e de grande proliferação, fácil e ágil.
ResponderExcluirTodo cuidado principalmente nestes Tatoo da vida, grande transmissor da doença.
PREVENÇÃO, APENAS PREVENÇÃO.
João Bosco
OI Rodrio isso é verdade As hepatites são doenças silenciosas e podem matar é preciso fazer exames e se prevenir como no caso da
ResponderExcluirHepatite B
Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Pode ser adquirida através de tatuagens, piercings, no dentista e até em sessões de depilação.
Muitas pessoas desconsidera alguns cuidados que as vezes acham que não podem ocorrer num simples visita ao salão de beleza.
Obrigada por sua participação!!
Um bom dia
Recentemente eu tomei a vacina contra a hepatite B
ResponderExcluirDepois fiz um exame de sangue para ver se fiquei imune ao vírus
Beijos amiga
a prevenção ainda é a mrlhor opção eu creio
ResponderExcluirvaleu
bju
Oi Lisane, algumas doenças podem ser evitadas com cuidados e prevenção no dia-a-dia a hepatite atinge muitas pessoas que poderiam ter evitado.
ResponderExcluirMuito obrigada por sua participação!!
Uma boa tarde
OI Regina isso é verdade e essa campanha vem com esse objetivo conscientizar a população a tomar cuidados tão simples.
ResponderExcluirQue desejar tomar a vacina procure um posto de saúde na sua cidade.
Obrigada por sua participação!!
Uma boa tarde
OI João é verdade muitos ano se preocupam e com isso estão sujeitos a esse tipo de doença que é silenciosa, todos cuidado é bom!!
ResponderExcluirObrigada por sua participação!!
Um bom dia
A prevenção é muito importante, gostei do artigo bem esclarecedor amiga.
ResponderExcluirBeijo.
A melhor solução é a prevenção e o esclarecimento ...muitas pessoas nem sabem o que é isso infelizmente por isso os altos índices....Belo post querida...bjokas
ResponderExcluirOI Fátima obrigada, olha é essa questão muitas vezes por falta de informação muitas pessoa estão sujeitas a Hepatite e não sabem e é algo muito serio.
ResponderExcluirMuito obrigada por sua participação!!
Uma boa noite
OI Alle isso que você escreveu é verdade nem sabem o que é nem como se pega a doença, acho essa campanha muito boas pois levam a informação para a população
ResponderExcluirMuito obrigada por sua participação!!
Uma boa noite