sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia mundial do coração!

DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO

Hoje é comemorado O Dia Mundial do Coração, essa data serve para conscientizar a população sobre os cuidados que devemos ter. Ontem 29 de setembro a Organização Mundial da Saúde – OMS já divulgou dados graves sobre a principal causa de morte no mundo inteiro: as doenças cardiovasculares. 

As doenças cardiovasculares são a causa número um de morte no mundo 

Estima-se que 17,3 milhões de pessoas morreram de doenças cardiovasculares (DCVs), como doença cardíaca e acidente vascular cerebral em 2008, representando 30% de todas as mortes globais. Dia Mundial do Coração, hoje, oferece uma oportunidade para fazer um balanço da situação e diminuir o impacto das doenças cardiovasculares através de uma dieta saudável, atividade física regular e evitar o fumo do tabaco. 

Quais são os fatores de risco para doença cardiovascular? 

O mais importante fatores de risco comportamentais de doença cardíaca e acidente vascular cerebral são alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso nocivo do álcool. Fatores de risco comportamentais são responsáveis ​​por cerca de 80% da doença coronária e doença cerebrovascular. 

Os efeitos da dieta não saudável e a inatividade física podem aparecer em indivíduos como pressão arterial elevada, glicose no sangue elevados, lipídios arterial elevada e excesso de peso e obesidade, que são chamados "fatores de risco intermediário" ou fatores de risco metabólicos. 

Fonte da imagem: http://www.google.com.br/