sábado, 17 de setembro de 2011

Diabetes e suas complicações.


Diabetes e suas complicações 

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como, por exemplo, o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas. 


Complicação: 

Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações. 

Diabetes é uma doença bastante comum no mundo. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025. 

Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador. 

Como diagnosticar o Diabetes? 

Faça o enxame de glicemia para verificar a dosagem de açúcar no sangue 


Cuidados que devem ser tomados para que o diabetes não ocorra : 

Evite o excesso de peso 

Pratique exercícios 

Procure ter uma alimentação saudável 

Controle a pressão arterial 

Evite o fumo e o álcool 

Cuide bem do corpo principalmente dos pés 

Faça exames regulamente 

Coma com moderação: Carnes, ovos e laticínios devem ser consumidos com moderação, pois possuem proteínas que, em excesso, também alteram a glicemia e sobrecarregam os rins, além de possuírem muita gorduras saturadas e colesterol ruim. 

Fonte http://pt.wikipedia.org e Guia do usuário plasa
Fonte da imagem: http://www.google.com.br