sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Terra da Luz

Praia da Beira-Mar- Fortaleza

Olá amigos (a) hoje estou começando uma serie de postagens para mostrar um pouco do meu querido Ceara e suas riquezas. Costumamos dizer que Cearense tem em todo canto da terra, então dedico aos meus queridos conterrâneos, espalhado por esse lindo Brasil e também aos amigos que ainda não tiveram o privilégio de pisar por essas terras abençoadas essas postagens. 


O estado é conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral e pela imagem de berço de talentos humorísticos. 

Praia da lagoinha - Paracuru 15 km de Fortaleza

O Ceará é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que também remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea. Por esse fato, o jornalista José do Patrocínio considerou o estado como "a terra da luz".[9] 
Museu Histórico e Memorial da Liberdade na Cidade Redenção - 55 km de Fortaleza 


A população do estado estimada é de 8.450.527 habitantes, conferindo ao território a oitava colocação entre as unidades federativas mais populosas. 

CIDADES MAIS IMPORTANTES DO ESTADO: 

A capital e maior cidade é Fortaleza, sede da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Outras cidades importantes fora da RMF são: Juazeiro do Norte e Crato na Região Metropolitana do Cariri, Sobral na região noroeste, Itapipoca na região norte, Iguatu na região centro-sul e Quixadá no sertão.[7] Ao todo são 184 municípios. 


Cidade de Sobral 235km de Fortaleza

O SÍMBOLO DO CEARA 

A jangada, ainda comum ao longo da costa, é considerada um dos maiores símbolos do povo e da cultura cearenses. O Ceará concentra 85% de toda caatinga do Brasil, e é o segundo estado com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN.

Na próxima postagem iremos ver os pontos turísticos do Ceara


Fonte da pesquisa: http://pt.wikipedia.org
Fonte das imagens: http://www.google.com.br