COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Como aliviar a Cólica Menstrual. - Dicas Para Mulheres

sexta-feira, 31 de março de 2017

Como aliviar a Cólica Menstrual.

Cólica Menstrual.


Como aliviar a cólica menstrual? Descubra 5 maneiras!


A cólica menstrual ou dismenorreia (aquela dor na região do baixo-ventre) pode ser um verdadeiro incômodo no início do fluxo menstrual, especialmente para mulheres em idade jovem.

O que causa a cólica menstrual?

Nas primeiras horas antes e durante o fluxo, há um aumento na liberação de prostaglandinas, substâncias que causam contração uterina e dor em forma de cólica (dor pélvica)2,3. Essa é uma das principais causas da dismenorreia primária que, diferente da secundária, não tem relação com alguma disfunção ou alteração física.

Apesar dos sintomas parecidos, a dismenorreia primária e a secundária são diferentes e podem ser facilmente identificadas por um ginecologista por meio do exame de toque3. E é ele quem pode indicar o tratamento mais adequado. Então, ao primeiro sinal de desconforto ou dor muito forte, busque orientação médica!



Como aliviar a cólica menstrual

Confira cinco maneiras de ficar mais confortável “naqueles dias”:

1 - Aplique calor na região

Uma forma bem simples e caseira de aliviar a dor pélvica é aplicar uma fonte de calor na região do baixo-ventre (entre o “pé da barriga” e a pélvis). Pode ser uma bolsa de água quente, uma compressa ou até mesmo um banho quentinho. O importante é aquecer a região uterina. Isso estimulará a dilatação dos vasos sanguíneos e facilitará a metabolização das prostaglandinas, aliviando a contração muscular.


2 - Mantenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada faz maravilhas ao nosso organismo e pode ajudar, inclusive, durante o ciclo menstrual. Uma simples mudança na dieta pode reduzir as dores da menstruação.  Reduza o consumo de alimentos gordurosos, sal, açúcar refinado e bebidas alcoólicas. Vale, ainda, ingerir alguns alimentos como peixes, grãos, ovos, frutas e vegetais.

3 - Pratique exercícios físicos

Sim, é isso mesmo! As atividades físicas aceleram a liberação de endorfina, o que melhora o fluxo sanguíneo pélvico e ajuda a amenizar os sintomas de dor.


4 - Aposte nas terapias alternativas

Além de muito relaxantes, algumas terapias alternativas, como a massagem e a acupuntura, são de muita ajuda para aliviar os sintomas da menstruação. Elas podem agir diretamente no foco da dor, estimulando a circulação sanguínea e ativando as terminações sensoriais da pele, o que ajuda a reduzir a percepção de dor.

5 - Medicamentos para alívio da cólica

Você pode contar, ainda, com o auxílio de remédios para cólica, que possuem ação analgésica e anti-inflamatória, como o Ibuprofeno. Esse princípio ativo é um dos mais indicados para o tratamento da dismenorreia primária, pois inibe a produção de prostaglandinas no endométrio e alivia a dor de forma rápida e eficaz.

Fonte do artigo Buscofem.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário