segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prevenção é o melhor remédio!

Os 8 Remédios Naturais

 Nutrição, exercícios, água, luz solar, equilíbrio, ar puro, descanso e confiança. 

Prevenção é o melhor remédio, sem dúvida. Mais vale um grama de prevenção do que um quilo de tratamento. Deus tem dado a nós, seres humanos, orientações para uma boa saúde e métodos simples para prevenir e tratar algumas enfermidades. Vejamos, a seguir, em resumo, os oito principais “remédios naturais” que todos podemos usar, e que trarão muitos benefícios para prevenir doenças, manter ou recuperar nossa saúde. 
Água
Água é o maior componente de nosso sangue. Cerca de 70% de nosso peso total é água. Seu corpo utiliza a água para limpar-se e para resfriar-se e para manter um equilíbrio químico apropriado. Você perde água quando perspira (suor), quando respira e através da urina e fezes. Uma perda de 20% da água de seu corpo poderia ser fatal.

Pesquisadores descobriram que os atletas que bebem água somente para saciar a sede não têm a resistência daqueles que bebem o tanto que perderam. Os atletas que bebem mais água não se tornam tão fatigados e sua temperatura corporal permanece perto do normal.

Quanta água deveríamos ingerir?

Forçar nosso corpo a trabalhar com limitadas quantidades de fluídos é como tentar lavar as louças do almoço usando só um copo de água. Deveríamos beber bastante água o suficiente para manter a urina clara. Isto significa cerca de oito copos de água por dia. A sede não é um instrumento de avaliação seguro para nossa necessidade de água.

Todas as bebidas contém água, isto significa que não importa o que eu beba?

Água pura é o melhor líquido para nosso corpo. A maioria das bebidas contém açúcar, o qual pode retardar a digestão, contribuir para o ganho de peso, provocar uma oscilação nos níveis de açúcar e requerer mais água para o metabolismo. As bebidas tipo “cola” contêm substâncias que podem prejudicar o cálcio do corpo enfraquecendo os ossos. Praticamente todos os refrigerantes contêm aditivos artificiais que podem irritar o estômago ou sobrecarregar os rins e o fígado.

A cafeína é encontrada no café, chá e em muitos refrigerantes. Ela pode aumentar a pressão arterial, o açúcar e gorduras no sangue. Ela estimula o sistema nervoso e pode causar irritabilidade, ansiedade, tremores, fadiga crônica e insônia. A cafeína e o álcool são diuréticos e assim privam o corpo da água ao invés de hidratá-lo.

O que ocorre se eu não tomo água suficiente?

Os rins têm que trabalhar mais arduamente para eliminar as substâncias tóxicas e podem ser lesados. Cada célula no corpo necessita de água para funcionar bem, portanto, quantidade inadequada de água ingerida pode causar mal funcionamento e doença. Fadiga e dor de cabeça são resultados comuns do ingerir pouca água.

Existem muitas indicações para o uso da água fora do corpo também.

Banhos regulares ajudam a limpar a poeira e outros produtos não saudáveis da pele. Água fria pode ajudar a reduzir a febre e água quente pode aquecer um corpo que treme de frio. Um banho morno freqüentemente ajuda se você está lutando para tentar dormir melhor. Você tem dificuldade em levantar pela manhã? Tente terminar seu banho de manhã com água fria ou friccione vigorosamente sua pele com uma esponja mergulhada em água fria.

Lembre-se: a água é de vital importância – use-a abundantemente para sua boa saúde e vitalidade.

Fonte: Portal natural  http://www.portalnatural.com.br/
Fonte das imagens: http://www.google.com.br/
Postado por Dicas para as mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com