terça-feira, 14 de junho de 2011

Dia Mundial do Doador de Sangue


14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Hoje 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Esta data foi instituída em 2004 pela Assembléia Mundial da Saúde, com o objetivo principal de reconhecimento dos inúmeros doadores de sangue voluntários que constantemente salvam vidas com este ato solidário. Também foi idealizada a fim de conscientizar a população e fortalecer os programas de doação de sangue dos diversos países, aumentando assim a doação voluntária e a capacidade de atendimento da demanda de sangue no mundo.

Neste ano, o evento de comemoração e debate global será celebrado na Argentina, no dia 14 de junho. O país estabeleceu meta de 1 milhão de doadores voluntários em comemoração ao dia Mundial do Doador de Sangue e responsáveis pelo processo de captação de sangue dos países estarão no evento discutindo a questão e estabelecendo metas para o mobilização de pessoas e aceleração do processo para os próximos anos . 
O tema deste ano, para a região das Américas é "Mais doadores de sangue, mais vida saudável”. 
A Argentina foi escolhida como sede do Doador de Sangue de 2011 em março por representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Organizações de Doadores de Sangue, da Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea e da Federação Internacional da Cruz Vermelha. 
O Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrado todos os anos em 14 de junho e um país diferente é eleito sede para realização de atividades especiais. Hoje, Barcelona, na Espanha, é a anfitriã da celebração. A data marca a descoberta dos fatores sanguíneos pelo austríaco Karl Landsteiner. No Brasil, além de 14 de junho – O Dia Mundial do Doador de Sangue - a data mais lembrada para comemoração é 25 de novembro, o Dia Nacional do Doador de Sangue. Fonte: http://www.msnoticias.com.br/
Passo a Passo da Doação de Sangue.
PARA SER DOADOR DE SANGUE É PRECISO: 
Estar saudável; 
Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; - Ter entre 18 e 65 anos de idade; 
Ter mais de 50kg; 
Estar bem alimentado; 
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis. 
DOAR SANGUE É SEGURO: 
O HEMOCE zela pela saúde de seus doadores. A coleta é feita em ambiente limpo e todo o material utilizado é descartável, evitando qualquer possibilidade de contaminação. A coleta é feita por uma equipe especializada e com acompanhamento médico. Antes da doação é feita uma avaliação clínica com exame físico, verificação do peso e realização de teste para anemia. A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias. 

Após a doação, o sangue será examinado nos laboratórios do Hemoce para tipagem sanguínea, eletroforese de hemoglobina e testes para hepatite B e C, sífilis, doença de chagas, HIV e HTLV I e II. Cerca de 45 dias após a doação o laudo com resultado dos exames estará disponível no Setor de Resultados de Exames, no Hemocentro onde foi feita a doação. O comprovante de doação será enviado, via correio, para a residência do doador, após 40 dias da doação. Caso seja preciso algum esclarecimento nos exames realizados, será emitido uma convocação por carta para uma nova coleta de amostra de sangue.

Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com/