COPIAR O SNIPPET DE CÓDIGO Hoje é comemorado o dia do orgulho Autista! - Dicas Para Mulheres

sábado, 18 de junho de 2011

Hoje é comemorado o dia do orgulho Autista!


O dia 18 de Junho passou, a ser comemorado como o Dia Mundial do Orgulho Autista. A iniciativa para a comemoração partiu da organização americana Aspies for Freedom. A cada ano o evento terá um tema novo. O primeiro encontro foi Em Seattle e Washington, nos Estados Unidos. No Brasil, mais especificamente em Brasília, um grupo de pais, familiares e amigos de pessoas autistas aderiu ao movimento. Esse ano já é  7º edição do encontro mundial, o objetivo é reunir-se  para sensibilizar as autoridades parlamentares de nosso país sobre as necessidades de políticas públicas voltadas para as pessoas Autistas e suas famílias.

Quero aproveitar esse dia e falar um pouco sobre o Autista

Definição
O autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.
Definição da Autism Society of American – ASA (1978) Autism Society of American = Associação Americana de Autismo.
O autismo é uma inadequacidade no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino. É encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica e social. Não se conseguiu até agora provar qualquer causa psicológica no meio ambiente dessas crianças que possa causar a doença.
Segundo a ASA, os sintomas são causados por disfunções físicas do cérebro, verificados pela anamnese ou presentes no exame ou entrevista com o indivíduo. Incluem:
1. Distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e lingüísticas. 2. Reações anormais às sensações. As funções ou áreas mais afetadas são: visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo. 3. Fala e linguagem ausentes ou atrasadas. Certas áreas específicas do pensar, presentes ou não. Ritmo imaturo da fala, restrita compreensão de idéias. Uso de palavras sem associação com o significado. 4. Relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas. Respostas não apropriadas a adultos e crianças. Objetos e brinquedos não usados de maneira devida.
Algumas crianças, apesar de autistas, apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sérios retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes, outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.[2]
Certos adultos com autismo são capazes de ter sucesso na carreira profissional. Porém, os problemas de comunicação e sociabilização freqüentemente causam dificuldades em muitas áreas da vida. Adultos com autismo continuarão a precisar de encorajamento e apoio moral em sua luta para uma vida independente. Pais de autistas devem procurar programas para jovens adultos autistas bem antes de seus filhos terminarem a escola. Caso conheça outros pais de adultos com autismo, pergunte sobre os serviços disponíveis.
O autismo afeta, em média, uma em cada 110 crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo o CDC (sigla em inglês para Centro de Controle e Prevenção de Doenças), do governo daquele país, com números de 2006, divulgados em dezembro de2009.-- no Brasil, porém, ainda não há estatísticas a respeito do TEA. Em 2010, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.  O aumento dos números de prevalência de autismo levanta uma discussão importante sobre haver ou não uma epidemia da síndrome no planeta, ainda em discussão pela comunidade científica.
Mitos sobre o autista
1)       Um dos mitos comuns sobre o autismo é de que pessoas autistas vivem em seu mundo próprio, interagindo com o ambiente que criam; isto não é verdade. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela necessariamente está desinteressada nessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Pode ser que essa criança simplesmente tenha dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.
2)       Outro mito comum é de que quando se fala em uma pessoa autista geralmente se pensa em uma pessoa retardada ou que sabe poucas palavras (ou até mesmo que não sabe alguma). Problemas na inteligência geral ou no desenvolvimento de linguagem, em alguns casos, pode realmente presente, mas como dito acima nem todos são assim. Às vezes é difícil definir se uma pessoa tem um déficit intelectivo se ela nunca teve oportunidades de interagir com outras pessoas ou com o ambiente. Na verdade, alguns indivíduos com autismo possuem inteligência acima da média.

Características do autismo
Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:


- Procedimento com poses bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)

- Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal) 

- Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar de palavras

 - Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente 

- Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

Quero aproveitar e lhe convidar a fazer um visita ao site do  Autismo

Fonte da imagens : http://www.google.com.br/
Postado por Dicas para Mulheres: http://dicasparamulhes.blogspot.com/

6 comentários:

  1. OI amiga te a oportunidade de conhecer uma família que tinha uma criança autista e é algo que mexe com toda a família e precisa de muito apoio

    Obrigada por sua visita!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que isso é uma grande vitória!

    ResponderExcluir
  3. OI Bruno, sim, olha tive a oportunidade de conhecer uma família que tem uma filha com autismo e lhe digo que como é difícil para a criança e a família principalmente para as as famílias que moram nos interiores, pois não elas não podem contar com apoio de uma um centro especializado.

    Obrigada por sua participação!!

    Te desejo uma boa semana,

    ResponderExcluir
  4. Boa postagem Irismar ... só não entendo "pessoas Autistas"... Se puder me explicar :)

    Ótimo dia à você!

    ResponderExcluir
  5. OI Lucas, dentro da postagem, depois do banner da data comemorativa fiz uma pesquisa no http://pt.wikipedia.org e coloquei a definição do que é uma pessoa autista e as caraterística que é muito importante conhecer essas caraterísticas para melhor se relacionar com eles e a família.

    UM bom dia !!!!

    ResponderExcluir