segunda-feira, 1 de maio de 2017

Os benefícios da amora para a menopausa

Amora

Hoje vamos falar da amora uma frutinha pequena e poderosa ao mesmo tempo. Dos inúmeros benefícios que essa frutinha tem, ela é super indicada para as mulheres na menopausa. 

Tipos de Amoras

As amoras pertencem à família das Moráceas que abriga espécies bem variadas e produzem frutos bem diferentes entre si. Nesta família, além das amoras encontramos os figos e até a jaca! As espécies de amoreira mais cultivadas são Morus alba (amora-branca), Morus rubra (amora-vermelha) e Morus nigra (amora-preta). Dentre essas espécies destaca-se a Morus alba, conhecida também como amora branca.



Muito se comenta sobre os benefícios da folha da amora. Quais são eles?


Amora está entre os alimentos que provaram em estudos ser muito benéfica para a saúde, devido ao seu teor em nutrientes tais como: antioxidantes, fitonutrientes, fibras, Ferro,Magnésio, Potássio, Zinco etc. Amora é eficaz em evitar danos nas células de DNA a partir dos radicais livres, que são a causa de muitos problemas de saúde, como o câncer, doenças cardiovasculares, doença de degeneração muscular, envelhecimento e muitos mais. Amora também é eficaz em melhorar a saúde dos olhos, a imunidade, a memória e promover a saúde do cabelo.


Como auxiliam na prevenção do câncer e produção de radicais livres?


O envelhecimento é causado por causa dos danos celulares devido aos radicais livres, que são produzidos devido ao estresse oxidativo. Mas os antioxidantes, caroteno e fitonutrientes são nutrientes que neutralizam os radicais livres e protegem contra o envelhecimento. Comer alimentos ricos nesses nutrientes, nutre e promovem uma pele saudável. Estes mesmos antioxidantes e fitonutrientes protegem do câncer. Também é eficaz em parar o crescimento e disseminação das células tumorais.



Quais outros benefícios encontramos na amora?


São diversos os benefícios. Por exemplo: Amora é rica em ferro que protege contra a anemia. Auxilia ainda na prevenção de diabete porque os flavonóides presentes nas amoras, provou-se ser benéfico em controlar o açúcar. Por isso, as amoras são benéficas para evitar a complicação de diabetes devido ao nível de açúcar no pico. Comer amoras =faz bem para o coração porque reforça o sistema nervoso e reduz o mau colesterol, assim, impedem o bloqueio do fluxo de sangue. Por isso, é eficaz para prevenir ataques cardíacos e derrames.



A fruta é ainda uma excelente fonte de vitamina C, com isso seu Sistema imunológico irá fortalecer e terá melhor defesa contra as doenças comuns, como resfriado, gripe ou alguma infecção.



É muito benéfica para a saúde dos olhos. Também protege o olho dos radicais livres, que é a causa da perda de visão e à degeneração da retina.


Amora é um tônico cerebral para aumentar a memória e promover um cérebro saudável.

É purificadora do sangue e também melhora a circulação sanguínea. Além disso, a fruta é rica em fibras que melhora a digestão evitando a constipação.



Como o chá age no organismo de mulheres na menopausa?

Tanto em chá quanto em cápsulas, ele age como a planta reguladora dos hormônios, por isso, atua com bastante eficácia nos sintomas da menopausa como ressecamento da vagina, irritação, ansiedade, nervosismo, memória fraca, dores musculares e das articulações, calores e algumas vezes suores frio, dor de cabeça, diminuição da libido,dificuldades para dormir, depressão, problemas urinários e vários outros benefícios.

Como o chá auxilia em dietas para perda de peso?

É uma planta anti-cancerígena, combate a osteoporose e age como tônico muscular nas práticas desportivas, porque possui alto teor de potássio. Depurativa do sangue, anti-séptica, vermífuga, digestiva, calmante, diurética, laxativa, refrescante, adstringente e muito útil nos problemas da tireoide.

Há quem diga que a fruta auxilia também na prevenção de queda de cabelo. O que há de verdade nisso? Não há pesquisa cientifica comprovando tal fato, mas popularmente o chá da folha da amora é usado para combater a queda de cabelo e o embranquecimento do mesmo.

Farinha de amora é feita de qual parte e de que maneira deve ser consumida?

A farinha de amora é elaborada por meio de um processo no qual a fruta é desidratada e depois moída. É interessante que a amora seja seca em temperaturas baixas, assim evita-se a perda nutricional. Este alimento se destaca por contribuir para a perda de peso por ser rico em fibras solúveis. Além disso, ele tem ação antioxidante por ser rico em antocianinas, substâncias que agem combatendo os radicais livres do organismo e assim previnem o envelhecimento e doenças como o Alzheimer, doenças cardiovasculares, entre outras. A farinha também é rica em vitaminas, especialmente a K e a C, sais minerais, como o potássio, selênio e zinco, e fibras.


Como a farinha auxilia nas dietas para perda de peso?

A farinha de amora ajuda no emagrecimento de duas maneiras. Primeiramente, ela proporciona saciedade por ser rica em pectinas. Esta fibra solúvel ao entrar em contato com a água no aparelho digestivo aumenta de tamanho fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita e coma uma quantidade menor. Por isso, ao ingerir a farinha de amora é importante beber ao menos dois litros de água ao longo do dia.  

O caule também pode ser consumido?

Todas as partes da planta - frutos, folhas, casca e raiz - são utilizadas na medicina popular

Quais as formas de utilizá-los?

* A infusão ou o suco do fruto são usados em gargarejos e bochechos contra aftas, amigdalite e dor-de-dente;

* A decocção da casca e das raízes são indicadas contra problemas de estômago, intestino e também como vermífugo;

* A infusão das folhas é considerada excelente diurético, além de agir contra a hipertensão. Também é usada em massagens no couro cabeludo para combater a queda de cabelos, sendo que este efeito pode ser potencializado com a ingestão do chá.

* O xarope é usado para combater a tosse e a irritação da garganta;

* O cataplasma preparado com as folhas é utilizado contra eczemas, erupções cutâneas;

* O banho preparado com o chá das folhas é considerado revigorante.


  • Já ouviu falar da frutinha GOJI BERRY? Ela a nova sensação para emagrecer. Veja mais aqui.

De que outras maneiras a amora podem ser consumidas?

Suco de amora: Usar 100 g de amora para 1 xícara de água. Após lavar as frutas bate-las no liquidificador juntamente com a água. Em seguida tomar sem coar. Pode ser consumida em cápsulas: Os benefícios das cápsulas de amora variam de acordo como o tipo da fruta a partir da qual foram feitas, e apresentam os mesmos benefícios que os chás, podendo ser indicada inclusive em quantidade diferentes, por exemplo.





Quais os efeitos colaterais?

É recomendado consultar um nutricionista ou um clínico geral para adaptar o modo de usar ao objetivo do uso das cápsulas de amora. Não estão descritos efeitos colaterais. Porém estão contraindicadas para grávidas, mulheres a amamentar e crianças até aos 3 anos. É importante ressaltar que as pessoas com diabetes ingiram o alimento com parcimônia, dentro da quantidade recomendada, pois ele conta com valores consideráveis de açúcar e carboidratos. 

Para obter todos os benefícios citados, com que frequência devem ser consumidos, tanto a farinha quanto os chás? A orientação é consumir entre uma ou duas colheres de sopa de farinha de amora ao dia, cerca de 25 a 50 gramas. 



É possível combinar a farinha de amora com outros alimentos?

Por seu sabor adocicado, ela pode ser utiliza em doces. Adicione o alimento no preparo de bolos e outras sobremesas.

Ela também fica ótima em vitaminas e com o iogurte. Como a farinha de amora não possui muitas proteínas ou gorduras, combine-a com o iogurte desnatado, fonte de cálcio e proteínas, e uma colher de sopa de oleaginosas, ricas em gorduras saudáveis.

Até quanto tempo depois de pronto o chá poderá ser consumido?

O chá pode ser guardado na geladeira ou em uma garrafa térmica, por não mais que 24 horas.

Há contraindicações?

Não são conhecidas contraindicações do chá de folha de amora, mas não é aconselhado o consumo de mais de três xícaras por dia por períodos longos.

O modo de preparo é igual aos outros chás que utilizam folhas?

Sim. Nunca deve ser fervido. O modo correto de fazer é utilizando 1 colher (das de chá) de folhas secas de amora para 1 xícara de água fervente. Juntar as folhas de amora e a água fervida e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida coar e tomar 2 a 3 xícaras por dia.

Fonte do artigo: Rondoni ao vivo