sexta-feira, 11 de novembro de 2016

A importância dos exercícios respiratórios.


Alguns anos atrás quando fui fazer alguns exames ao passar pelo o cardiologista ele falou sobre a importância dos exercícios respiratórios no nosso dia-a-dia. Hoje quero compartilhar com você os benefícios dos exercícios respiratórios, ok? 

Sabia que ao inspirar e expirar você reduz a irritabilidade e refaz a proteção do sistema imunológico? Não? Então, fique por dentro dos benefícios dos exercícios para respiração já!

A maneira como inspiramos e expiramos influencia desde a circulação até o sistema imunológico. Confira como sua saúde responde a essa prática consciente.

1. É relaxante: Esta é a primeira sensação que sentimos ao praticar a atividade. Afinal, ao concentrar-se na respiração você se desliga por alguns instantes do movimento ao seu redor e dedica-se apenas ao ato de puxar e soltar o ar. Para intensificar esse efeito expire pelo nariz por três segundos e expire, também pelo nariz, em seis segundos ou mais, conforme sua capacidade.

2. Sistema nervoso tranquilo: Atente-se a este item, pois a respiração pode tanto ser benéfica quanto causar desconforto. O exercício tende a aumentar a ansiedade se o esforço inspiratório for muito elevado, por isso vá com calma. Para relaxar, aumente o tempo expiratório e, se faltar concentração, aumente a pausa, mantendo o ar preso nos pulmões por mais tempo.

3. Uma boa noite de sono: O médico e pesquisador americano, Andrew Weil, desenvolveu um exercício respiratório, chamado 4-7-8, que induz ao sono. Para isso você deve inspirar pela boca por quatro segundos, segurar a respiração por sete segundos e expirar por oito segundos. Com até dez repetições é possível se livrar da insônia.

4. Imunidade mais forte: Passar por situações diárias de estresse é como quebrar a barreira do sistema imunológico, criado pelo nosso corpo, para combater bactérias, vírus e micróbios. Ao praticar a respiração você reduz a irritabilidade e refaz a proteção, acelerando o reparo do organismo.

5. Melhora a circulação: O ar contribui de três formas básicas para a saúde do coração e, consequentemente, para todo o corpo. Primeiro diminui a frequência cardíaca, depois força a contração dos músculos e por último causa a vasodilatação. Tudo isso garante o transporte de nutrientes e oxigênio para o organismo.

#dicavivasaúde: para aumentar o fôlego da respiração use o diafragma. Coloque a mão no abdome e perceba se este vai para a frente. Esta é a maneira correta de fazer

* Por Priscila Pegatin | Fonte: Celso R. F. Carvalho, especialista em fisioterapia respiratória e professor de fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) | Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.

Fonte do artigo: Revista viva saúde


Bjs.... Irismar Oliveira