Tensão Emocional e Saúde - I
A tensão nervosa é um fato na vida de todos, e o grau em que nos afeta negativamente é, em grande parte, determinado pela maneira como reagimos diante das pressões que nos cercam.
Ainda que os problemas diários pareçam de pouca importância, o cientista Dr. Richard Lazurus descobriu que, quando estes se somam, podem ter um maior impacto em nossa saúde que um acontecimento traumático, tal como a morte, uma doença grave ou dificuldades econômicas.
Nosso sistema nervoso não distingue uma ameça física de uma emocional. Assim, crianças que gritam, um chefe tirano, contas a pagar, prazos vencidos e um sem números de outras crises mentais e emocionais podem ser percebidas por nosso sistema nervoso como uma forma de “PERIGO”.
Estas situações também podem provocar nossa reação de ‘LUTAR” ou “FUGIR”; este mecanismo de defesa pode danificar nossa saúde quando o requeremos sem necessidade, visto que a energia liberada não é utilizada nem lutando nem fugindo.
Uma tensão emocional prolongada pode conduzir o enfraquecimento da suade, demonstrando que não estamos controlando muito bem as pressões. A estimativa indica que mais da metade dos pacientes que visitam o médico, padece de sintoma que podem ter origem na tensão psicológica.
(Fonte do artigo: Guia Interativo da Qualidade Pessoal de Sergio de Castro)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nenhum comentário:
Postar um comentário